health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Tecnologia no futebol, já!


Dizem que a Copa do Mundo é uma espécie de momento central do futebol, onde vemos os craques, as jogadas, as variações táticas e até algumas revoluções impostas por seleções, como fez a Inglaterra em 1966 e a Holanda em 1974. Pois bem, que assim continue sendo.

O comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cesar Coelho, comentando o jogo entre Argentina x México, chegou a mencionar que a bruxa estava solta nesse domingo para a arbitragem. Mas não foi apenas uma questão de azar ou coincidências, mas sim de erros. Erros que são pagos pela estagnação que a FIFA insiste em permanecer na hora de elaborar (ou manter) as regras do futebol.


Caso 1: Talvez o mais absurdo até o momento. No chute de Lampard (belo chute, por sinal) a bola entrou 33cm no gol, como pode ser visto no vídeo abaixo. O bandeirinha não assinalou e o árbitro uruguaio, Jorge Larrionda, foi na onda anulando um gol hiper legal.

É uma coisa tão banal, tão simples de ser resolvida que dispensa qualquer comentário sobre a índole ou a competência do trio de arbitragem. Algumas pessoas, influenciadas por esse lance, pedem auxiliares ao lado dos gols. Este blogueiro que vos escreve vai mais além. Chip na bola ou sensor no gramado em baixo das redes! E de preferência, uma placa atrás da baliza com tamanho considerável - até para eventuais árbitros míopes - onde em casos como esse, apareça bem grande, em letras garrafais, a palavra “gol”.


Caso 2: O impedimento já deixou de ser aquele lance polêmico gerador de discussões “animadas” nos bares de esquina (aliás, quem defende a dúvida em prol disso só pode estar de brincadeira). Não podemos perder tempo com saudosismo nem bobagens como essa. Por mais que tenhamos excelentes bandeirinhas por aí (que proporcionalmente são bem poucos), ainda somos obrigados a ver escândalos como o da partida entre mexicanos e argentinos (lance que pode ser visto no primeiro vídeo abaixo).

O atacante Carlos Tevez não estava apenas impedido. Ele estava em posição muito irregular, no momento do toque de Messi. E mesmo assim ele cabeceou a bola tendo seu gol ilegal sendo validado por bandeirinha e árbitro. Não podemos mais ficar nas mãos de seres humanos que erram até em oitavas de final de uma Copa do Mundo.

A televisão já escancara para o mundo todo o tamanho da burrada cometida. Ninguém termina de assistir os inúmeros replays com dúvida se foi ou não. Porque não dar esse suporte aos apitadores? Continuar do jeito que está, além de tudo é permitir que tais homens passem o ridículo e ainda sejam obrigados a ter sua idoneidade questionada.

Com relação à Jabulani, dirigentes da FIFA já deram entrevista dizendo que não são surdos e que vão fazer testes com a bola (atitude que vem a ser tomada bem tarde). Esperemos que também não sejam cegos, porque com tudo o que vimos nesse domingo, o pior cego vai ser aquele que não quiser ver. Abaixo os vídeos dos lances que não possuem nada de duvidosos.





Nenhum comentário: