health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Até breve, meu Maraca


Por Wilson Hebert

Qualquer um, ao alcançar a idade necessária para entender o que ocorre em sua volta, pode escolher gostar ou não de futebol, torcer ou não para algum clube. Desses que viram torcedores, boa parte pode freqüentar os estádios. Entre os freqüentadores das canchas, uma considerável gama assiste seu time de perto. Mas só alguns já tiveram a oportunidade de conhecer – e permanecer visitando - o Maracanã.

Na vida dos visitantes freqüentes do Maraca, a grande maioria de flamenguistas, assim como esse que vos escreve, esse domingo de 5 de setembro não foi um simples dia. Mais uma vez uma despedida complicada e até certo ponto dolorosa daquele templo que marcou, marca e que com certeza continuará marcando a vida de muita gente, brasileiros ou não.

Subir a rampa de acesso às arquibancadas, correr pela lateral do estádio para pegar um bom lugar nas cadeiras inferiores... Enfrentar trem, metrô, ônibus lotado... Ficar horas e horas até achar um lugar seguro e de fácil acesso para parar o carro... Todas essas práticas fazem parte de uma rotina cansativa e até estressante, mas que todo torcedor não se cansa e ainda sim, coloca uma ida ao Estádio Mario Filho como um dos melhores programas a se fazer na Cidade Maravilhosa.

Essa foto ao início desse post foi tirada por esse estudante de jornalismo que vos escreve, em 2009, no jogo que marcou o anúncio do Maior do Mundo como palco da final do Mundial 2014 e a estréia de Adriano Imperador pelo Flamengo. Na vitória dos cariocas por 1x0 sobre os paranaenses do Atlético, muita festa para saudar o retorno de um ídolo, um momento importante na história do estádio, num dia que acabou se eternizando na vida dos flamenguistas, até pelo desenrolar daquele campeonato.

Mas página virada, agora passaremos um longo período sem a jóia rara do Rio de Janeiro. Aliás, tempo desnecessário, se colocarmos na balança as melhorias que já foram feitas recentemente. Com um planejamento mais inteligente, daria para se fazer os maiores reparos nos tempos de desuso (como final do ano e a Copa 2010). Mas enfim...

Agora o que fica não é uma esperança, mas sim uma exigência. O povo carioca merece duas coisas: uma que o Mario Filho fique impecável, pra valer o tempo que ficará inativo; e outra que tão cedo não precisemos nos despedir da nossa casa como aconteceu nesse domingo.

Abaixo um super vídeo homenagem ao Maracanã muito bem produzido, em HD, que vale a pena ser visto:

Nenhum comentário: