health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Times do Brasileirão, série A. Parte IV

Nesse post vamos terminar a série de análises com os times que disputarão a serie A do Campeonato Brasileiro 2008. Aqui você encontrará os times que faltavam: Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.

SANTOS

O alvinegro praiano foi o vice-campeão no ano passado e esse ano vive uma situação parecida com a que vivia quando começou o campeonato de 2002, quando foi campeão. Sem muito dinheiro para investir, o técnico Emerson Leão contará com o que tem nos profissionais e nos juniores. No paulistão, o time teve um inicio muito ruim e não conseguiu chegar a final. Segue vivo na Libertadores e talvez por isso comece o nacional com as atenções voltadas para o continental.

O grande destaque da equipe é sem dúvida o atacante Kleber Pereira. Artilheiro da equipe no Brasileirão do ano passado e vice-artilheiro do paulista esse ano, o atacante tem contrato que vencerá em junho, podendo se transferir para a Europa o que faz o presidente Marcelo Teixeira se preocupar em procurar um substituto para o atacante. Outros destaques a serem apontados são Trípodi (atacante), Rodrigo Tabata que é armador e Molina que joga tanto na armação como de atacante jogando pelas pontas.

No último ano de mata-mata, o Santos foi o campeão e a partir de 2003, quando a formula passou a ser com pontos corridos, o time tornou a levantar o título em 2004 e foi vice em 2003 e 2007. Portanto trata-se de um time tradicionalmente de chegada no Brasileiro.

No mínimo é um candidato a Libertadores, mas o problema financeiro pode piorar as perspectivas santistas.

SÃO PAULO

Campeão nas duas últimas edições do campeonato brasileiro, o tricolor paulista tenta ser o primeiro time a conquistar três títulos brasileiros seguidos e seis no total, e pra isso conta, até a décima rodada da competição, com o Imperador Adriano. No campeonato paulista, foi eliminado nas semifinais pelo belo time do Palmeiras e na Libertadores está nas quartas de finais.

Muitos são os destaques no envolvente time de Muricy. Um que será eterno em quanto estiver em atividade, mesmo que não esteja no ápice, é o goleiro Rogério Ceni. Ele pode não estar no melhor da carreira, mas ninguém pode negar a liderança que ele representa perante o grupo. E logicamente, outro destaque são-paulino é o atacante Adriano, que veio para a Libertadores, além de buscar também a recuperação de problemas pessoais. Enquanto estiver no time, tem tudo para ser muito útil.

Como já foi dito, nas duas últimas edições do Brasileirão, a equipe foi campeã e no ano do primeiro nacional por pontos corridos, ficou em 3º lugar.

Deve ser um time a disputar uma vaga na Libertadores, além de ser meu candidato a final do continental. Mas se quiser bater todos esses recordes de títulos nacionais, terá mais uma vez que buscar fôlego no decorrer da competição.

SPORT

Além do título pernambucano nesse ano o time também tem como ponto positivo o fato de ter eliminado o Palmeiras da Copa do Brasil, além de ser apontado por muitos como o melhor time da região nordeste. Foram cinco anos seguidos na serie B e esse ano faz a segunda participação consecutiva após a volta a elite nacional.

O setor responsável por ser o ponto forte da equipe é o ataque, que além de contar com Leandro Machado, conta também com o grande destaque do rubro-negro pernambucano que é Carlinhos Bala. E ainda podemos citar o meia Romerito, responsável por distribuir as jogadas para a dupla ofensiva.

Como já foi dito, foram cinco anos disputando a serie B. Portanto apenas no ano passado, a equipe disputou a serie A com pontos corridos ficando na 14ª posição.

Em minha opinião, concorre a uma vaga na Sul-Americana.

VASCO

É quase um senso comum, que hoje o Vasco representa a quarta força do futebol carioca. É um time jovem, porém que possui suas qualidades individuais. No Estadual, não conseguiu chegar a final em nenhum dos turnos e hoje, tenta o título da Copa do Brasil. E no Brasileiro, tenta fazer uma boa campanha, que tem sido difícil nos últimos anos para o Gigante da Colina.

Poderíamos apontar muitos destaques começando pelo gol, com o goleiro Tiago, que é um bom cobrador de faltas e passar pela lateral-direita que conta com Wagner Diniz, criador de inúmeras situações de gol para a equipe no campeonato carioca e falarmos também do jovem Alex Teixeira, que é uma excelente promessa, mas por enquanto, apenas promessa. Mas os destaques de fato, são Edmundo e Morais. Indubitavelmente, os dois são as referencias na equipe.

Desde a criação da formula por pontos corridos, o time não fez muitas campanhas boas e sua melhor colocação foi em 2006, quando ficou em 6º lugar. Único ano com a formula atual que o clube conseguiu ficar entre os nove primeiro na tabela ao término da competição.

Pra mim, inicialmente é um candidato a Sul-Americana, mas tem totais condições de buscar evoluir na competição e tentar uma vaga na Libertadores.

VITÓRIA

Após passar três anos ausente da serie A, sendo que em 2006 o time foi parar na terceira divisão, o Leão da Ilha volta com tudo para rugir frente as principais equipes do cenário futebolístico nacional. Campeão Baiano, o Vitória quer primeiro permanecer na primeirona e depois pensar em algo mais.

O time do Vitória mescla juventude com experiência no seu elenco, contando com jogadores como Ramom (ex-Vasco) de 35 anos, que é o capitão da equipe, e o jovem Danilo Rios, de apenas 19 anos. E para reforçar a equipe, o Vitória trouxe um reforço para o Estadual que é sem dúvida o principal destaque, o atacante Rodrigão.

Na era de pontos corridos, o Vitória participou apenas dos dois primeiros anos. Em 2003 teve sua melhor classificação ficando em 16º. Já no ano seguinte, a equipe foi lanterna e acabou sendo rebaixada para serie B.

Pra mim, fica entre os candidatos a Sul-Americana e os que brigam para não cair.







Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

6 comentários:

Bruno Muniz disse...

E ai Wilson,
concordo com você em sua análise. Acho que o vitória é grande candidato ao rebaixamento. Assistir ao jogo entre Vitória e Cruzeiro hoje, o time baiano é muito fraco. A defesa é fraquíssima e o goleiro que chegou a ser destaque no estadual está muito mal. Bom espero um Brasileiro mais equilibrado esse ano. Já que nos últimos anos, o São Paulo dominou o campeonato.
Abraço

André Rocha disse...

Favoritos: Internacional e Palmeiras;

Brigam por Libertadores: São Paulo, Santos, Cruzeiro e Fluminense;

Sul-Americana e "zona morta": Flamengo, Botafogo, Vasco, Atlético-MG, Atlético-PR, Coritiba, Figueirense e Sport;

Brigam para não cair: Vitória, Grêmio, Goiás, Portuguesa, Náutico e Ipatinga.

Leo Fernandes disse...

Fala, Wilson
Valeu pelo comentário no meu blog....
O Vasco se reforçar um pouco mais, pode ir um pouco mais longe... mas acho q o Vitória terá problemas nesse Brasileiro.
Ah, com respeito a meu comentário sobre o Atlético Mineiro: o Galo tem um time fraco demais....vai brigar pra não cair ou ficar na zona da pasmaceira mesmo....

Vinicius Grissi disse...

Acho que o Santos precisa melhorar muito para brigar por vaga na Libertadores.

O Vasco também precisa se cuidar se não quiser lutar contra o rebaixamento.

E o Vitória...forte candidato à voltar para a Série B.

Diego Louzada disse...

Contratado um zagueiro que de jeito ali na cozinha o Vasco pode almejar coisas grandes nesse Brasileiro.
Do meio pra frente o time tem muita qualidade e dentro de São Januário é muito forte, precisando melhorar o aproveitamento fora do nosso Caldeirão.
Abraço!

Anônimo disse...

Você foi muito bem nas análises. Quanto ao Santos, também acho que brigue por Libertadores. O Sport, tem mesmo no ataque a sua grande força. Deverá concorrer a vaga na Sul-Americana. E o Vascão?? Se deixar, leva a Copa do Brasil. Para mim, a conquista ou não do torneio será determinante para a sua campanha. O Vitória brigará seriamente para não cair!! Parabéns pela análise. Abração!!