health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Qual o maior clássico nacional da Europa?


Quando penso no futebol europeu, me vem a cabeça três países: Espanha, Inglaterra e Itália. Tanto as seleções dessas nações, como seus clubes e suas Ligas, me fazem entender, que esse trio representa a grande força futebolística do continente. Ou seja, o badalado centro das atenções. Consagração e tradição possuem um fundamental peso no futebol disputado nesses três locais.

Portanto, separei quatro clássicos importantíssimos desses países, pra saber a opinião do leitor do “Futebol, Música e Etc”. Qual o maior clássico nacional da Europa?

Barcelona x Real Madrid

É o clássico que movimenta as duas maiores torcidas da Espanha. Essa batalha ultrapassa as quatro linhas do gramado e atinge as ideologias de “povos” distintos dentro de um mesmo país. Após a Guerra Civil Espanhola, essa rivalidade tornou-se muito mais intensa. Podemos dizer que trata-se do enfrentamento entre a realeza daqueles que estão próximo do poder, por viverem na capital federal, Madrid, e aqueles mais afastados, possuidores de uma cultura diferenciada, inclusive, tendo um dialeto próprio, como é o caso do povo catalão.

Também conhecido como “El Superclasico”, esse confronto envolvendo as duas equipes mais importante da Espanha, teve inicio do seu histórico no dia 13 de maio de 1902, pela Copa de la Coronación (que antecedeu a Copa do Rei). O jogo acabou 3 x 1 para o Barça.

Liga Espanhola
Real Madrid: 31
Barcelona:18

Liga dos Campeões
Real Madrid: 9
Barcelona: 2

Mundial Interclubes
Real Madrid: 3
Barcelona: 0

Manchester United x Arsenal

Manchester United x Liverpool


Há quem diga se tratar do maior time da Inglaterra. Há quem diga se tratar do maior time do continente. Há quem diga se tratar do maior time do mundo na atualidade (eu). O Manchester United é detentor de uma riquíssima e gloriosa história e como não podia deixar de ser, faz os dois clássicos mais importantes da Inglaterra (lembrando que esses confrontos estão sendo postos no topo dos clássicos europeus, de acordo com a minha visão e os critérios adotados única e exclusivamente por mim).

A disputa entre os Red's Devils (Man. Utd.) e os Red's (Liverpool) se intensificou nos meados dos anos 70. Enquanto o time de Manchester entrava em franca decadência (após viver um auge na década anterior quando de 1960 até 1969 conquistou dois Campeonatos Ingleses, uma Copa da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra), a equipe da cidade de Liverpool viva a sensação de ser a equipe mais forte do país. De 1970 até 1979 foram nada mais nada menos do que cinco títulos nacionais.

Já na decada de 90, outra disputa ganhava cada vez mais contornos de rivalidade. Manchester e Arsenal. Foi muito comum ver jogadores das duas equipes alimentando um sentimento de ódio entre si, o que acabou sendo repassado aos seus torcedores. Isso fez com que de lá pra cá, as partidas envolvendo essas equipes, transformasse o estadio que fosse realizado o clássico, em um verdadeiro campo de batalha. Mas há de se salientar também, as consagrações do Arsenal. Por exemplo, na temporada 2003/04, os Guinners conquistaram de forma invicta a Premier League (Nacional da Inglaterra).

Liga Inglesa
Manchester: 17
Arsenal: 13
Liverpool: 18

Liga dos Campeões
Manchester: 3
Arsenal: 0
Liverpool: 5

Mundial Interclubes
Manchester: 1
Arsenal: 0
Liverpool: 0

Internazionale x Milan

Este é outro clássico de fundamental importância em solo europeu. Também conhecido como Derby della Madonnina em referência a uma estátua de Nossa Senhora localizada na Catedral Duomo, ponto histórico e turístico da cidade de Milão. Desde o início da história desses clubes, já se difundia o maior embate de futebol da Itália. A exemplo do que ocorre com a dupla FlaxFlu, um time nasceu do outro. Descendentes italianos, insatisfeito com o Milan (time criado por colonos ingleses e suiços em 1899) resolveram fundar a Internazionale em 1908, que apesar do nome, representava um time 'mais italiano' que o rival. A história desse confronto começa em 18 de outubro de 1908 em um amistoso realizado na Suiça, sendo a Internazionale, uma equipe recém nascida (a fundação havia acontecido meses antes).

Outra curiosidade envolvendo ambas as equipes, é a divisão do mesmo estadio, o Giuseppe Meazza. Nome do jogador que jogou pelos dois times, mas obteve um maior sucesso na Inter. Motivo pelo qual, os torcedores milanistas continuam utilizando o antigo nome para se referir ao palco que recebe os dois times, San Siro.

Ligas Italianas
Inter: 16
Milan: 17

Liga dos Campeões
Inter: 2
Milan: 7

Mundial Interclubes
Inter: 0
Milan: 4

Para que essa pesquisa não se perca cada vez que outros textos forem postados nesse blog, há uma enquete no lado esquerdo do layout para que o leitor deixe seu voto. Qual o maior clássico nacional da Europa?

Real x Barça
Man. Utd. x Arsenal
Man. Utd. x Liverpool
Inter x Milan

Vote e opine!

ERRATA: Alguns números de títulos dos clubes estavam errados nessa postagem, mas já foram prontamente repesquisados e corrigidos. Agradeço ao Rafael Wendel pelo alerta em seu comentário.

14 comentários:

Persio Presotto disse...

Milan e Internazionale, vejo como um clássico mais romântico, charmoso. Real e Barça, uma guerra de gladiadores. Manchester e Liverpool... é, somente, interessante. E o Arsenal, não vejo muita graça. A meu ver, caro Wilson, esqueceste de um importantíssimo: Manchester United e Chelsea. O Chelsea, sim. Arsenal, com todo respeito, nunca! Abraço, PP

Rafael Wendel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Wendel disse...

Antes do meu comentário, gostaria de alertar que existem alguns números errados no post.

Primeiramente, o Barça nunca foi campeão mundial. Perdeu uma final para o SPFC e outra para o Internacional.

Segundo, o Real Madrid não possui 5 mundiais interclubes e sim 3.

E o Milan possui 4 mundiais interclubes e não 1 como foi citado...

E o maior clássico da Europa na minha opinião é Inter x Milan. Charmoso, emocioanante e se difere dos outros que você citou pelo fato de ser um derby, ou seja, jogado por clubes da mesma cidade.

abraço

Rafael Igor disse...

Meu voto: Real Madrid x Barcelona

Fernando Gonzaga disse...

todos estes que vc citou são clássicos de dimensões infinitas...não gosto de apontar um como o maior, aqui no Brasil, sempre costumo dizer que o melhor clássico é aquele que o seu time disputa...

abraço!!

Anônimo disse...

Eu acho que Milam e Inter é o classico mais disputado da Europa, pelos varios motivos já citados mas os outros tambem são muito importantes principalmete Barcelona e Real Madrid. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Júnior Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júnior Martins disse...

Cara, para falar a verdade para mim o melhor é Celtic vs Rangers, cara nunca vi nada igual quanto a rivalidade, eles se odeiam mesmo, lá não é no jogo que a rivalidade acaba, então acho que deveria ter essa opção.

Mas votei no Barça vs Real, apesar de eu torcer para o Atlético, mas a rivalidade entre eles também é muito grande.

Abraços, futebolenoticiabrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Pow Wilson boa pergunta cara, sobre o São jose e o Juventude terem uma ligação, eu não sei de nada não, mas ambos foram fundados em 1913, o São José é de maio e o Juventude é de Junho, entao alem do simbolo ser igual o ano de fundação é o mesmo.
Valeu.
Saudações do Gremista Fanático

Uelton Gomes disse...

Milan e Inter na minha opinião é o clássico de todos. Cara só uma pergunta. o chat blog fc está com problema não estou conseguindo acessar.

Abraços.

Leandrus disse...

Eu tenho uma tendencia a gostar de clássicos em que, como disse Junior Martins, a rivalidade saia dos campos e atinja outros níveis (infelizmente às vezes exageram e a rivalidade resulta em violência), por isso meu voto vai para Barcelona x Real Madrid. É o confronto entre as duas grandes equipes da Espanha, as torcidas fazem altos protestos aos jogadores que viram casaca e a questão catalã geralmente é envolvida quando se atua no Camp Nou.

Ateh!

snoopy em p/b disse...

o futebol alemão não pode ficar de fora pois tem todos os requisitos que você separou para inglaterra, espanha e itália.
e ainda é um futebol mais vencedor em copa do mundo e eurocopa do que inglaterra e espanha.
mas esse é mesmo um assunto para muita discussão.

dos citados, fico com manchester x liverpool.

abraços

Mateus Papini disse...

Nem um e nem outro, o maior clássico europeu é Atlético de Madrid vs Real Madrid

Rafael Sobieski disse...

Pra mim o maior clássico é entre Milan e Inter ainda por serem da mesma cidade e o palco ser o San Siro.