health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

A evolução do time de Dunga


O Dunga tem sorte. Isso é incontestável. Mas não dá pra achar que é só isso...

Ele é um cara inteligente. Sabe das suas qualidades e limitações. Ou por falta de conhecimento, ou por falta de criatividade, ele não impõe nenhuma variedade tática nesse time. Sempre termina o jogo com a mesma arrumação que começou a não ser mudanças como tirar um volante com características tais e colocar outro com diferentes características, como foi na substituição de Ramires por Elano. Ou então, colocar um destro na lateral esquerda, como foi na saída de André Santos para a entrada de Daniel Alves.

Mas aquilo que ele sabe, ele explora com maestria. Ele sabe mexer com o brio dos jogadores, ele consegue colocar a mão na consciência do time. A equipe voltou pro segundo tempo na final, com o mesmo esquema tático, sem nenhuma mudança, porém com uma atitude totalmente mudada. Radicalmente diferente. É nisso que ele se diferencia e aumenta cada vez mais o seu conceito como técnico.

E com relação aos jogadores, dois me surpreenderam positivamente: Felipe Melo e Daniel Alves. O volante mostrou qualidade na saída de bola e firmeza na marcação. O lateral, além de ser uma excelente opção em cobranças de falta pela esquerda, mostrou que pode, ao lado de Maicon, desempenhar com eficiência o papel de lateral direito na seleção. Eu achava que era absurdo ele ser convocado.

Já os casos de Kaká, Ramires, Júlio Cesar, Lúcio, Juan e Luis Fabiano, eu havia depositado todas as minhas fichas e não me arrependo. Dentro da minha visão, foram muito bem na Copa das Confederações. E se fosse pra escolher um jogador para não ser mais convocado, este seria André Santos. Definitivamente, ele não me convence.

Quanto aos EUA, uma zebra que comprovou sua qualidade. Apesar do início complicado na competição, teve uma enorme evolução na fase eliminatória. Não apenas pelos erros do Brasil, mas também por méritos próprios, complicou bastante a vida do Campeão Brasil no primeiro tempo. Mas prevaleceu a superioridade brasileira e a insistência de Dunga em apostar na mudança de atitude dos jogadores. Bela final e importante conquista.

A seleção pro mundial está quase pronta. O importante é não fazer oba-oba. Já ficou comprovado que isso só atrapalha.

[Foto: Globoesporte.com]

6 comentários:

Rafael Sobieski disse...

Vim aqui fazer uma caridade, um comentário..
Eu tb to precisando
quem quiser pode ir la
é de graça
não dói nada
pera ae soh um pokinho


ah
q dor da p..
mas não doi mto nao
pode comenta la
http://maniacosdofutebol.blogspot.com

Acho q o Dunga é mto largo e tomara q o Brasil leve a Copa 2010

Quem não entendeu a piada entre aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=EigBSYYlqmA

Zêro Blue disse...

Wilson, não tem com o que se preocupar, se os estudos o consomem, no meu caso é o trabalho.

Infelizmente não tem dado pra visitar os amigos e parceiros e o máximo que ainda consigo fazer é retribuir as visitas (comentários) que me fazem, nada mais que isso.

O Dunga e sua saga na Seleção, pra mim, tem sido bem semelhante ao Adílson Batista e sua caminhada no Cruzeiro. Ambos sem muita experiência, mas que vem conquistando ótimos resultados. Sempre associei os dois técnicos, porque são muito questionados mas conseguem como disse TER O TIME NAS MÃOS.

Eu não sou um crítico de Dunga, como também não de A.Batista. Analiso somente seus retrospectos e considero, por este ângulo, que estão muito bem à frente das duas equipes.


Abração amigo WH.

Gremista Fanático disse...

To do mesmo jeito que o Carlão, e sempre que vou ao chat não tem ninguem, ate achei que tinham parado com os debates, mas vou tentar aparecer lá.
Quanto a Seleção, ela mostrou garra e disposição que na falta do bom futebol podem resolver como foi o caso ontem, o Dunga merece nosso respeito, abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Net Esportes disse...

já estão falando até em "Família Dunga" he he he !!!!!!

Eu estou gostando mais do Dunga hoje em dia, é que nem o zagalo "vamos ter que engolir" !!!!!

PS. pq você não atualiza o blog do Danilo Bodaum (Pitacos do Bodaum), ele sumiu ..... ou faz aqui no seu blog aquele quadro dele "Conhecendo a Vizinhança" que era muito legal .........

Persio Presotto disse...

com kaká e robinho não dá! abs, pp

CÉLIO AQUINO disse...

GOSTEI MUITO DO SEU BLOG TAMBÉM, MUITO INTERESSANTE E DIVERSIFICADO QUE TAL TROCARMOS LINK JÁ ADICIONEI VC NO MEU BLOG COMO FAVORITO, SE PUDER ME COLOCA COMO INDICADO SEU.

www.blogdotorcedor.blogspot.com