health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Paraguai



Se formos fundamentar a trajetória da Seleção Paraguaia nos últimos 20 anos, veremos que foi de um time com uma retranca extremamente burocrática lhe cabendo inclusive o papel de “Patinho Feio” das Américas, a um time com setor defensivo sólido e poder de fogo em franca evolução.

Para dar reconhecimento mundial a essa equipe, vieram nomes como do goleiro Chilavert, do lateral Arce e dos zagueiros Gamarra e Ayala. Aliás, todos esses foram responsáveis por armar uma das melhores defesas da Copa de 1998, quando foram eliminados nas oitavas de final pelos franceses (anfitriãs) no extinto “golden gol”.

Recentemente tivemos a aparição de bons nomes também para o ataque, casos de Salvador Cabañas, Roque Santa Cruz, Nelson Haedo Valdez e Oscar Cardozo. Na sua oitava classificação para Copa, veremos aqui como chega essa seleção que se encontra em processo de evolução no planeta bola.

Nas Eliminatórias da América do Sul, o Paraguai concluiu sua participação em terceiro lugar, terminando com a segunda melhor defesa, que tomou apenas 16 gols em 18 jogos. A melhor defesa foi a do Brasil que tomou somente 11.

As partidas destaques da campanha paraguaia foram as vitórias na terceira e quarta rodada respectivamente. Primeiro uma goleada em casa frente ao Equador por 5x1. Depois uma boa vitória contra o Chile (que também vai a Copa) por 3x0 em pleno estádio Nacional de Santiago.

E a classificação dos “albirrojos” veio na 16ª rodada, quando ainda faltavam outras duas para o termino da disputa qualificatória. E o jogo foi justamente contra a Argentina de Maradona no Defensores Del Chaco. Vitória por 1x0 com gol de Valdéz.

Na Copa América 2007 que teve a Venezuela como sede, o Paraguai ficou no grupo C, que também contava com Argentina, Colômbia e EUA. E logo de cara uma goleada por 5x0 contra os colombianos, dando a impressão que poderiam almejar a liderança da chave.

Mas na sequencia terminaram mesmo na vice-liderança com seis pontos, atrás dos argentinos que somaram nove. O que garantiu a classificação para a fase mata-mata às duas seleções.

Mas nas quartas-de-final, o inesperado. Ao pegar o México pela frente o Paraguai tomou uma senhora sacolada por inesquecíveis 6x0. E tudo isso poderia ser justificado com a expulsão do paraguaio Bobadilla aos dois minutos do primeiro tempo. Mas o que ficou mesmo foi a eliminação.

Abaixo os jogos do Paraguai na primeira fase:

14/06, às 15h30 – Itália x Paraguai [Cidade do Cabo]
20/06, às 08h30 – Eslováquia x Paraguai [Bloemfontein]
24/06, às 11h00 – Paraguai x Nova Zelândia [Polokwane]

O time base do Paraguai joga no 4-3-3 e seu time inicial na Copa deve ser: Villar; Verón, Paulo da Silva, J. Cáceres e Caniza; Vera, J. Santana e V. Cáceres; Cardozo, Santa Cruz e Barrios. Tec.: Gerardo Martino.

Com a Nova Zelândia praticamente descartada nessa chave, restam Paraguai e Eslováquia na disputa da segunda colocação. Os paraguaios ganham uma leve vantagem por terem se saído bem nas Eliminatórias contra Brasil e Argentina.

Abaixo foto das duas camisas para disputa do Mundial:


Cabañas anima médicos

No último fim de semana, o atacante Salvador Cabañas esteve no Paraguai visitando amigos e parentes. O atleta se recupera de lesão na cabeça após ter tomado um tiro em um bar no México.

O representante do atacante, José Maria González, comunicou à imprensa que o jogador fica por toda a semana no país e retorna a clínica Fleni, em Buenos Aires, somente na sexta.

Cabañas, que tem 29 anos, está em processo de reabilitação na clínica argentina desde o dia 21 de março, já tendo sido operado no México. A sua recuperação tem animado os médicos que já começam a trabalhar com a hipótese do paraguaio voltar aos gramados.

Clique aqui para conferir as campanhas paraguaias nas outras Copas pelo blog Fut F-1

Abaixo vídeo com gols do Paraguai na vitória por 2x0 contra o Brasil pelas Eliminatórias, com direito a narração de uma rádio paraguaia. Percebam na narração do primeiro gol o narrador exclamando: gol de Paraguai frente a Brasil, carajo!

2 comentários:

Persio Presotto disse...

jogador bom no paraguai, houve dois apenas - arce e gamarra.

Mateus Papini disse...

Sempre gostei da seleção do Paraguai!!

Ainda mais que o Júlio César Cáceres irá representar o Clube Atlético Mineiro na copa, jogando pelo Paraguai!

... e esses uniformes ai hein?! MARAVILHOSOS!!!