health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Guerra fria as vésperas da Copa do Mundo


A convocação do técnico Dunga não teve surpresas. Todos os nomes que a imprensa e a torcida brasileira pediam insistentemente para estar na lista, como os de Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso, não foram incluídos dentre os 23, que serão definitivos desde que nenhum se lesione. Após o anúncio em hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, deu-se início a uma série de interpretações e reações. Todos dentro do seu direito, claro. Da mesma forma que este blog tem o direito de criticar, igualmente, essas reações.

Uma brecha aberta, onde há alguma coisa próxima a unanimidade, foi a ausência de Adriano Imperador. Parece que todos os lados concordam que o próprio atacante do Flamengo fez por merecer o afastamento da Copa do Mundo 2010. Nem na lista de suplentes o nome dele aparece.

Mas de resto, questionamentos que fogem da alçada de uma simples crítica chegando a alçada devastadora. E elogios, que são muito mais do que uma simples aceitação. São defesas de interesses. E isso está muito fácil de observar quando vemos as duas principais empresas de telecomunicação esportiva.

De um lado temos a ESPN “espancando” todo o trabalho de Dunga, desde que chegou a Granja Comary até o momento. Sim, eles se transverteram de rebeldes e não aceitam quase nada do que venha dessa “seleção da CBF”, como os jornalistas dessa emissora costumam dizer (veja aqui no blog de Mauro Cezar Pereira). E isso inclui uma insatisfação graças a forma nada democrática que são tratados pelos profissionais da Confederação Brasileira de Futebol. Até certo ponto, nisso, eles possuem razão.

Do outro lado dessa guerra não declarada e igualmente escancarada, temos a Rede Globo de Televisão (e isso inclui o canal Sportv). Para eles, o trabalho está sendo feito como deve ser. Dunga está implantando uma nova filosofia na seleção (que pra eles é a correta). E a CBF... Bom, a Globo possui exclusivas... Dunga deu entrevista ao vivo, direto do estúdio, para o casal Willian Bonner e Fátima Bernardes ma bancada do Jornal Nacional. Será que devemos esperar críticas da emissora carioca com o trabalho da CBF?

Com certeza cada uma dessas corporações poderosas (a Globo no Brasil e a ESPN no mundo, como uma empresa internacional que é) faz o que pra eles é interessante. Agem de acordo com os seus prós e contras. Defendem aquilo que lhes satisfazem e atacam aquilo que não lhes trazem benefícios.

Como sempre, o único que tem a perder é o público. Com a pouca capacidade do brasileiro de absorver o que vê na televisão sem sofrer influências, acabam escolhendo um dos lados para “fazer parte”. Ou defendem a filosofia da corrente Dunga-Globo-CBF e acreditam realmente que está havendo uma mudança e que o Brasil está voltando ao caminho vencedor do futebol, ou se rebelam contra essa corrente, ficam ao lado da ESPN e criticam tudo, às vezes mesmo sem saber o motivo.

Em meio a isso tudo, vamos partir para a Copa do Mundo na África do Sul. Com apoio ou sem apoio, o Brasil estará lá, “nos representando”. O mais engraçado de tudo, é que caso sejamos campeões, todos, ou a maioria dos dois lados dessa “guerra”, irão comemorar.

Um comentário:

Gigante Colorado disse...

Olá!!! Adorei o blog!! Estou seguindo já!
Estou a procura de parceria, se puder, dá uma forcinha, é só avisar, eu agradeço muito! :D

;*