health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Holanda


Dessa vez o Blogosfera na África traz ao nosso leitor a campanha de uma seleção que é tradicional, mas que por um capricho do mundo futebolístico ainda não conseguiu nenhum título mundial, embora já tenha chegado muito perto.

Quando falamos da Holanda, não tem como não se lembrar do famoso e inesquecível Carrossel Holandês da Copa do Mundo de 1974. Aquela foi uma seleção que encantou o mundo à época por apresentar um estilo de jogo diferente de tudo visto até então. Era um time dinâmico e com um belo preparo físico, que quando era atacado preenchia bem todos os espaços. E na hora de atacar fazia a bola rodar de pé em pé até chegar a área adversária.

Na mesma época, uma produção cinematográfica também encantava o mundo por, coincidentemente, ser classificado como revolucionário, assim como a seleção da Holanda na Copa. Não á toa, o nome do filme – Laranja Mecânica – tornou-se um dos apelidos da seleção vice-campeã daquele ano. Agora veremos como esse time, precursor da revolução tática no futebol mundial, chegar para a Copa 2010 na África do Sul.

No torneio de qualificação europeu, os neerlandeses participaram do grupo nove, o único que contou com apenas cinco seleções – enquanto os outros grupos tinham seis. Seus rivais na busca pela classificação foram Escócia, Islândia, Macedônia e Noruega.

Os holandeses fizeram uma campanha irreparável. Venceram todos os oito jogos marcando incríveis 17 gols e sofrendo apenas dois. Com a liderança do grupo, garantiram de forma tranquila e soberana sua vaga para a nona participação em Copas do Mundo.

Em outro torneio classificatório nesse período entre Copas – dessa vez buscando vaga para a Eurocopa – a Holanda enfrentou um pouco mais de dificuldades, apesar de também obter sucesso.

No grupo G, que também contou com Romênia, Bulgária, Bielorrússia, Albânia, Eslovênia e Luxemburgo, a Laranja Mecânica ficou apenas em segundo lugar com 26 pontos, atrás dos romenos que somaram 29.

Já na Eurocopa, que aconteceu em 2008 com sede na Suíça, a Holanda enfrentou um difícil grupo C pela frente. Seus rivais foram Itália, França e novamente a Romênia pela frente. Dessa vez os holandeses foram mais felizes que os romenos ficando na frente, em primeiro com nove pontos, enquanto a Romênia ficou em terceiro com dois. A Itália foi a vice-líder com quatro pontos e a França fez campanha preocupante na Euro sendo lanterna do grupo com apenas um mísero pontinho.

Nas quartas-de-final a Holanda pegou a Rússia e de cara, sofreu uma eliminação precoce. Em jogo realizado na Basiléia, os russos venceram por 3x1. Um fato curioso é que o gol único dos holandeses nessa partida foi marcado por Van Nistelrooy, um dos principais astros da seleção, que acabou ficando de fora da convocação para a Copa da África, como você poderá ver mais adiante nesse post.

Abaixo os jogos da Holanda na primeira fase da Copa 2010:

14/06, às 08h00 – Holanda x Dinamarca [Johanesburgo]
19/06, às 08h30 – Holanda x Japão [Durban]
24/06, às 15h30 – Camarões x Holanda [Cidade do Cabo]

O time base da Holanda joga no 4-3-3 e sua escalação ao início da Copa provavelmente será: Stekelenburg; Heitinga, Oijer, Mathijsen e Van Branckhorst; De Jong, Van Bommel e Sneijder; Van Persie, Kuyt e Robben. Tec.: Bert van Marwijk.

Na maioria das vezes que disputou a Copa, a Holanda sempre trouxe equipes fortes e competitivas, mas que parece que ao longo dos anos ainda não descobriu como jogar a fase de mata-mata do Mundial. Pelo excelente time que tem, mais uma vez, é obrigação dizer que pelo menos vem forte para essa disputa. Talvez seja questão de um pouco mais de sorte em jogos eliminatórios num torneio como a Copa do Mundo.

Abaixo foto das duas camisas holandesas para a Copa:


Van Nistelrooy fora da Copa do Mundo

O técnico Bert Van Marwikj divulgou a lista com 30 nomes de jogadores cujos quais, 23 serão escolhidos para seguirem a África do Sul onde disputarão da Copa. A grande surpresa foi a ausência do astro Van Nistelrooy.

Apesar de fazer excelente temporada pelo Hamburgo-ALE, o técnico Van Marwikj alegou que Nisterlrooy não foi chamado devido a uma lesão sofrida pelo atacante ainda nos tempos de Real Madrid, que teve uma recuperação demorada, ocasionando num longo período sem convocação e consequentemente sem entrosamento com o restante dos selecionáveis.

Confira abaixo o nome dos 30 convocados:

Goleiros: Maarten Stekelenburg (Ajax-HOL), Sander Boschker (Twente-HOL), Michel Vorm (Utrecht-HOL)

Defensores: Andre Ooijer (PSV Eindhoven-HOL), Vurnon Anita (Ajax-HOL), Khalid Boulahrouz (Stuttgart-ALE), Edson Braafheid (Celtic-ESC), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord-HOL), John Heitinga (Everton-ING), Joris Mathijsen (Hamburgo-ALE), Ron Vlaar (Feyenoord-HOL), Gregory van der Wiel (Ajax-HOL)

Meio-campistas: Wesley Sneijder (Inter de Milão-ITA), Otman Bakkal (PSV Eindhoven-HOL), Mark van Bommel (Bayern de Munique-ALE), Wout Brama (Twente-HOL), Orlando Engelaar (PSV Eindhoven-HOL), Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven-HOL), Nigel de Jong (Manchester City-ING), Stijn Schaars (AZ Alkmaar-HOL), David Mendes da Silva (AZ Alkmaar-HOL), Rafael van der Vaart (Real Madrid-ESP), Demy de Zeeuw (Ajax-HOL)

Atacantes: Arjen Robben (Bayern de Munique-ALE), Ryan Babel (Liverpool-ING), Eljero Elia (Hamburgo-ALE), Dirk Kuyt (Liverpool-ING), Jeremain Lens (AZ Alkmaar-HOL), Robin van Persie (Arsenal-ING), Klaas Jan Huntelaar (Milan-ITA)

Clique aqui e confira as participações da Holanda em outras Copas pelo blog Fut F-1

Abaixo um videoclip da seleção holandesa

2 comentários:

Impasse Livre disse...

um dos favoritos da copa para mim e uma seleção que há muito merece ganhar ...bateu na trave em 78 revolucionou o futebol em74 e fez bom papel em 94 e 98 eliminada por nós...wh, apareça...onde está vc , nobre flamenguista que sempre debatia comigo lá no pVC? rs....Cada vez melhor esse blog.... Sempre interessante e inteligente... Se der depois apareça e dê uma sacada no post que fiz – Em algum lugar do passado... Abração, Leandro

Nenê Psicodélico disse...

Texto impecável, WH. Novamente, meus parabéns.

Só acho que faltou ressaltar as vitórias CATEGÓRICAS da Holanda sobre seus adversários em 2008 na Eurocopa; 3 x 0 contra Itália e 4 x 1 contra a França não é pra qualquer seleção. Ganhou a torcida de muitos admiradores de futebol por um início arrasador.

A impressão que me passa é exatamente essa. Um time que não sabe jogar mata-mata. Foi impressionante na fase de grupos, mas mixou contra a Rússia.

É a hora da virada, Laranja Mecânica.

Terá minha torcida.