health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Morre o radialista Haroldo de Andrade.



Morreu na tarde dessa sexta-feira (01/03), o radialista Haroldo de Andrade Silva, 73 anos. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco em Botafogo, zona sul do Rio, há um mês com complicações causadas pelo mal de Diabetes. Segundo o boletim médico divulgado pela assessoria do hospital, o radialista morreu de falência múltipla dos órgãos.

Haroldo de Andrade sofria, além de Diabetes, de problemas cardíacos, insuficiência renal e hipertensão. Ele deixou oito filhos.

O velório será na capela A do cemitério São Francisco Xavier, no Caju, zona norte da cidade neste domingo. O sepultamento acontecerá às 11hs da manhã.

Haroldo nasceu no dia 1° de maio de 1934, na cidade de Curitiba, Paraná. Desde cedo já se via a sua vocação pela comunicação radiofônica. Quando criança começou a trabalhar no serviço de alto-falantes de um parque de diversões em sua cidade natal. Foi nesta ocupação que foi convidado para atuar em uma estação de rádio.

Seu primeiro trabalho em uma rádio, foi na década de 50, quando Haroldo trabalhou na Rádio Mauá do Rio. Nesta, ele dava inicio a uma carreira de sucesso. Na emissora, ele lançou o Musifone, o primeiro programa em que o ouvinte podia entrar em contato com o apresentador e participar ativamente do programa. A atração logo alcançou o primeiro lugar na audiência.

Na TV, o comunicador atuou nas emissoras TV Excelsior, TV Tupi e na TV Globo.

Haroldo marcou gerações de ouvintes cariocas com o seu programa matinal que levava seu nome na Rádio Globo, onde permaneceu por 45 anos. Em 1977, Haroldo de Andrade recebeu o prêmio de Melhor Programa da América Latina, no 10º Fórum Internacional de Programação de Rádio. No mesmo ano, a Billboard apontou Haroldo de Andrade a Maior Personalidade no Ar. Na comemoração dos 30 anos de liderança na Rádio Globo, Haroldo ganhou uma placa comemorativa do Ibope pelo recorde nacional de audiência.

A saída da Rádio Globo, que aconteceu em julho de 2002, foi um tanto tumultuada, já que o apresentador não pode sequer se despedir dos ouvintes. O motivo seria a não concordância do comunicador em ter seu programa transmitido para todo o país. Haroldo vendeu sua empresa de marketing e fundou a sua própria emissora, a Rádio Haroldo de Andrade - 1060 AM - que inclusive, tem como ouvinte, esse que vos escreve que é fã do narrador Sidney Marinho. Inaugurada em novembro de 2005, a Rádio logo conquistou uma posição de destaque no ranking das emissoras AM no Rio de Janeiro.

A partir de 2007, diversos problemas de saúde obrigaram Haroldo de Andrade a se afastar dos microfones. Após um breve retorno ainda naquele ano, a necessidade da colocação de um marca-passo e problemas decorrentes da Diabetes afastaram definitivamente o comunicador dos microfones.



Deixe esse post melhor. Faça um comentário.

3 comentários:

Anônimo disse...

Attention!

Zêro Blue disse...

Bonita homenagem, tomei conhecimento da morte de Haroldo de Andrade, grande radialista.

Abração W.Hebert

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense-Site
Estamos Comemorando 5000 visitas no Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

UMA PENA CARO WÍLSON!!!!
ESSE CARA ÉUM DOS ÍCONES DARÁDIO BRASILEIRA E DESENVOLVIA UM BELO TRABALHONA RÁDIO HAROLDODE ANDRADENA AM!!! A ELE NOSSAJUSTA HOMENAGEM E COMO UM MINUTO DE SILÊNCIO NÃOÉ POSSÍVELUMA LINHA DEW "SILÊNCIO AO MESTRE!

GRANDEWÍLSON EXCPCIONAL O SEU BLOG. ANDO UM TANTO QUANTOATARFEADO NA CONSTRUÇÃODOSITE DO MALDITA FUTEBOL CLUBE. ALIASVISTEM A COMUNIDADEDO ORKUT:MALDITAFUTEBOLCLUBE.
PRECISAMOS AGENDAR A SUA ENTREVISTA. QUE TALDIA10/03?O MALDITA SEGUE BOMBANDO TODA 2ª AS 21 HS NA FLUMINESEAM 540... ESCUTEM E DIGAM QUE SÃO LEITORES DO BLOG FUTEBOL,MÚSICA E ETC...O TELEFONE É 2125-3090...SDS, LEANDRO BACALHAU(CARVALHO)...CASACA!!(O VASCÃOTÁCHEGANDO,SEACERTANDO VIU WÍLSON?)