health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: França



Se fizerem uma enquete para todos os brasileiros que acompanham futebol apontar alguma seleção que é tão (ou até mais) nossa rival como a Argentina, poderemos não encontrar uma unanimidade (até porque tem louco pra tudo). Mas certamente a França será a vencedora desta eleição. Como possuem a capacidade de serem carrasco dos tupiniquins...

Mas seus triunfos não se limitam apenas a tirar o doce das mãos das “crianças” desta pátria. Campeã mundial em 98, européia em 84 e 2000. Também é a atual vice-campeã de Copa do Mundo. Trata-se de um bicho papão, certamente.

Porém, falando mais da sua história recente, presenciamos uma classificação um tanto quanto peculiar. Os Bleus garantiram vaga para a Copa desse ano na repescagem européia. Pobre Irlanda, que viu Henry fazer jogada para gol de Gallas protagonizando a segunda “Mão de Deus” do futebol, que ficará tão imortalizada como a de Maradona, ainda mais se os franceses forem longe nesse Mundial. Injustiça? Isso é o futebol. Os patriotas do U2 fizeram tanto barulho como a banda de rock do seu país, apelidaram o atacante francês de “artilheiro da hipocrisia”, mas não adiantou nada.

Na Eurocopa 2008 com sede-dupla, sendo na Áustria e na Suíça, a França integrou o grupo C na primeira fase, onde se encontrou com aquela que foi a adversária – e campeã – na final do Mundo em 2006: a Itália. Holanda e Romênia completaram a chave. E na disputa do torneio continental, mais uma vez o sabor da derrota. Perdeu seu jogo contra os italianos, terminou a fase de grupos em último, com apenas um ponto, e viu a fase mata-mata na TV, já de volta para a França.

Seus jogos na primeira fase da Copa do Mundo 2010 serão:

11/06, às 15h30 – Uruguai x França [Cidade do Cabo]
17/06, às 15h30 – França x México [Polokwane]
22/06, às 11h00 – França x África do Sul [Bloemfontein]

O time base da França joga no 4-4-2 e sua escalação vem sendo: Lloris, Sagna, Mexés, Gallas, Evra, Lass Diarra, Gourcuff, Toulalan, Ribéry, Benzema e Henry. Tec: Raymond Domenech.

Abaixo foto da camisa francesa que será usada na África


Notícia curiosa

Nessa semana uma notícia nada comum no meio futebolístico foi veiculada na mídia francesa. O volante Robert Pires, de 36 anos, que atua no Villareal da Espanha, disse aos microfones que Domenech, que está longe de ser uma unanimidade no país, não o convoca por um motivo pra lá de estranho: seu signo.

“O treinador acredita que quem nasce do signo de escorpião não é bom para a seleção, pois não são pessoas do bem e, portanto, não sabem conviver com outras em grupo”. Disse o jogador, que participou das últimas Copas por sua seleção, mas que deve mesmo ficar de fora da edição africana.

Apesar de não contar com jogadores do signo de escorpião, a Seleção Francesa, ao contrário do que muitos dizem por aí, tem sim seus jogadores que chegam para renovar uma geração que teve um excelente aproveitamento. São é o caso de Benzema, por exemplo, ex-Lyon e atual Real Madrid.

Sendo assim, tem condições para no mínimo chegar as quartas-de-final. Tem jogadores de nome que podem levá-la adianta. Entretanto, nos traz incertezas graças ao seu rendimento recente não ser dos melhores.

Clique aqui e veja o histórico francês nas Copas pelo blog Fut F-1.

Abaixo vídeo do canal Frances TFI com os locutores comemorando (ou seria zombando?) com a classificação “de mão” da França contra a Irlanda (que protestaram até não poder mais) pelas Eliminatórias:



PS: Fui alertado sobre a escalação da Seleção Francesa por Filipe Papini do Blog Brasil Lyonnais. Venho esclarecer que, apesar de Anelka ter sido titular ultimamente, Benzema foi posto em seu lugar nesse post, pois o titular do posição se encontra lesinado.

Nenhum comentário: