health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Itália


Tradição e consagração são os acompanhantes contínuos da seleção italiana de futebol. Só perde para o Brasil na quantidade de títulos de Copa do Mundo. São quatro no total. Além disso, é a atual campeã do mundo. E, obviamente, em hipótese alguma pode ser descartada como uma candidata a mais um troféu nesse Mundial 2010.

Uma curiosidade é que o mundo do futebol ficou acostumado a tratar essa seleção como Squadra Azzurra. E isso se deve a um fato histórico. A camisa da seleção, que tem a cor azul em predominância, homenageia a antiga casa da família imperial italiana que tinha em seu brasão também a cor azul claro, sendo chamado de azzurri, daí o uso da alcunha para a seleção do país. E veremos aqui como os “azzurri” chegam para a disputa da Copa na África do Sul.

A Itália disputou as Eliminatórias da Europa fazendo parte do grupo oito, que também tinha Bulgária, Chipre, Geórgia, Irlanda e Montenegro. A campanha foi invicta. Em dez jogos, venceu sete e empatou três. Terminou na liderança da chave com 24 pontos, carimbando seu passaporte para a décima sétima disputa de Mundiais.

Já nas Eliminatórias para a Eurocopa, ficou no grupo B disputando com França, Escócia, Ucrânia, Lituânia, Geórgia e Ilhas Faroe. Apesar de uma derrota, 3x1 para França, podemos dizer que a campanha italiana também foi dentro daquilo traçado como satisfatório. Além do revés, foram dois empates e nove vitórias.

A exemplo do que aconteceu nas Eliminatórias para a Copa, também terminou o sistema de qualificação para a Euro na liderança da sua chave fazendo com que chegasse a competição sempre temida e recebendo apostas para ser a campeã, o que é absolutamente normal em se tratando de Itália.

Na Eurocopa pegou um grupo complicado pela frente. Novamente a França, além de Holanda e Romênia. Foi derrotada pelos holandeses por 3x0 (que terminou na liderança), empatou com os romenos em 1x1 e fez a revanche das eliminatórias contra os franceses ao derrotá-los por 2x0.

Terminou em segundo lugar com exatos quatro pontos e seguiu, firme e forte, para a fase de mata-mata do torneio.

Nas quartas-de-final protagonizou um clássico não apenas europeu, mas mundial, ao enfrentar a Espanha de Villa, Iniesta e Torres. Ao empatem em 0x0 no tempo normal, foram para as disputas de penais. De Rossi e Di Natali desperdiçaram suas cobranças, o que selou a vitória dos espanhóis na disputa e decretou a volta mais cedo para casa aos seus compatriotas.

Confira abaixo os jogos da Squadra na primeira fase da Copa:

14/06, às 15h30 – Itália x Paraguai [Cidade do Cabo]
20/06, às 11h00 – Itália x Nova Zelândia [Nelspruit]
24/06, às 11h00 – Eslováquia x Itália [Johanesburgo]

O time base da Azurra joga no 4-3-1-2 e sua escalação ao inicio da competição deve ser: Buffon; Maggio, Cannavaro, Chiellini e Zambrotta; Camoranesi, De Rossi, Marchisio e Pirlo; Gilardino e Di Natale. Tec.: Marcelo Lippi.

Por mais que o time não esteja entre os melhores formados pela Itália, o grupo não deve trazer tantas dificuldades para uma classificação em primeiro lugar. No decorrer da Copa, a camisa e a tradição podem falar mais alto e os italianos tem totais condições de chegarem longe.

Abaixo as duas camisas da Itália para a Copa:


“Agora só falta a Itália conquistar a Copa do Mundo”

O técnico da seleção italiana Marcelo Lippi comentou sobre a vitória da Inter de Milão sobre o Bayern de Monique na final da UCL. E ele elogiou o time que apesar da nacionalidade, não conta com nenhum italiano entre os titulares:

“Foi uma vitória extraordinária, fruto de uma equipe compacta e cheia de auto-estima”. Comentou o técnico da Itália, que demonstrou ter ficado muito feliz com os 2x0 no Santiago Bernabeu.

E nesse domingo foi apresentado na Reggina di Venaria Reale (palácio real italiano) os 28 pré-convocados que seguiram para iniciarem a preparação da seleção para a Copa. Até o dia 1° de junho, Lippi irá cortar cinco nomes deixando apenas os 23 que irão para a África.

Clique aqui e veja o histórico da Itália nas demais Copas do Mundo pelo blog Fut F-1

Abaixo um videoclip sobre a seleção Azzurra na Copa:

Um comentário: