health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Clínica Zico 10 Junior Camp (lições jornalísticas)

Por Wilson Hebert

De volta ao Rio de Janeiro, este blogueiro traz novidades aos leitores do Futebol & Variedades. Primeiramente, relatando a satisfação por ter desempenhado um trabalho muito proveitoso nesse fim de semana e feriado que passou: cobertura da excursão da escolinha Zico 10 em Barra do Piraí, no resort Aldeia das Águas. Na foto, este que vos escreve aparece filmando o Zico dando entrevista pra TV Globo. Mas, obviamente, posicionado de uma forma para não ficar na frente da filmadora global.

Foi a primeira vez que este estudante de jornalismo - que já está na reta final do curso de graduação – enfrentou a necessidade de atualizar um site (www.escolazico10.com) com notícias em meio a uma cobertura de um evento. Mas ao que tudo indica, a tarefa foi cumprida. Talvez não com a perfeição desejada, mas com um resultado satisfatório, levando-se em conta que era a estréia em tal experiência.

O mais importante que fica no curso da função desempenhada, sem dúvida nenhuma, são os aprendizados. Quando se vai para algum lugar onde serão criados inúmeros arquivos - no caso vídeos e fotos, uma infinidade – é preciso planejar a forma de se arquivar tudo isso o quanto antes. Uma sugestão que guiará este que vos escreve o mais rápido possível: jornalista que não tem laptop, tem que ter no mínimo um HD externo. Sem nenhum dos dois, a missão de transportar muitos e grandiosos arquivos não fica impossível, mas muito difícil.

Outra lição tomada foi quanto ás entrevistas. Quase todas as pretendidas foram feitas, mas duas deixaram um buraco gigantesco na cobertura da clínica: Zico e Gugu. O filho do apresentador da Record, João Augusto, estava participando da excursão, e seu pai foi até lá fazer uma visita surpresa ao jovem “Guguzinho”. Augusto Liberato almoçou conosco, assistiu ao coletivo que teve a participação do seu filho e ainda participou da premiação aos demais jovens atletas. Premiação essa que também contou com a presença do Galinho.

Sem dúvida nenhuma, esse dia – especialmente – foi o mais movimentado. Dois astros presentes, no mesmo lugar. Faltou aquele momento oportuno e tranqüilo para fazer perguntas com o gravador, como aconteceu, por exemplo, no primeiro dia de clínica, que teve a visita do presidente do CFZ, Bruno Coimbra. Agora a conclusão que se tira é que, as entrevistas deveriam ter acontecido em qualquer lugar, de improviso. Claro que respeitando o bom senso. Enquanto ambos iam (em momentos diferentes) do resort para o campo daria para fazer uma ou duas perguntinhas sobre a clínica.

Ídolo que se tornou mais ídolo


Um esquema estava sendo criado para a chegada de Zico ao Aldeia das Águas por todos nós que trabalhamos na clínica Zico 10 Junior Camp. Até que uma vontade do próprio Zico teve que ser atendida: ele fez questão de vestir a camisa de professor, ir até o campo e dar aula, além também de ter disputado um jogo contra os alunos. Um coletivo com cada categoria, desde os alunos com 14 anos, até os que tinham 7.

Antes dessas atividades no campo, o Galinho havia se sentado à mesa e almoçado no mesmo restaurante reservado aos alunos e professores da clínica. E também teve o momento de atenção aos fãs presentes. Hóspedes, alunos, pais de alunos, funcionários... Todos. Ninguém ficou sem o seu momento fã, nem mesmo esse que vos escreve e que lá tinha a obrigação de acompanhar tudo para publicar no site da escolinha.

A certeza que ficou após esse dia foi a confirmação de algo já imaginado: Zico não é craque apenas com a bola no pé. É craque também como ser humano. E não se trata de algo visto na televisão, lido no jornal, escutado no rádio. Foi uma constatação ao vivo, a poucos centímetros. E outra questão, o Galinho estava sorrindo, com um semblante bem mais tranqüilo do que se apresentava há algumas semanas atrás.

Enfim... Essa é a história de uma excelente experiência vivida, temperada com o aumento de uma idolatria ao maior ídolo deste blogueiro.

Um comentário:

André Peixoto disse...

Que maravilha WH, como você disse na frase do MSN. "O melhor estágio do mundo"...

Já disse isso muitas vezes, você merece tudo isso que está acontecendo na sua vida.
Parabéns!
Abraço.