health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Eslovênia


Se você acha que a Eslovênia não possui nenhuma tradição no futebol, correto. Mas óbvio, nem como país eles possuem tradição, pois somente em 1991 foi conseguida a independência dessa nação, após fazer parte da República Socialista Federativa da Iugoslávia desde 1945.

Como não podia deixar de ser, seja lá qual for o assunto, trata-se de um jovem país. Entretanto, não é a primeira vez que participam de uma Copa do Mundo. No ano de 2002, quando a competição foi realizada na Coréia e no Japão, ele fizeram parte de um grupo que contou com a Espanha, o Paraguai e a África do Sul. Acabaram eliminados ainda na primeira fase. Portanto agora vamos ver como eles chegam para seu segundo Mundial.

Nas Eliminatórias da Europa, a Eslovênia fez parte do grupo três e rivalizou com Eslováquia (não confunda os nomes), Irlanda do Norte, Polônia, República Tcheca e San Marino. Destaques para as duas goleadas contra San Marino (o saco de pancadas do grupo que perdeu todos os jogos por 3x0 ou mais, tomando 47 gols em 10 partidas) 5x0 e 3x0.

Os eslovenos terminaram como segundos da chave com 20 pontos e uma campanha de seis vitórias, dois empates e duas derrotas, que lhes garantiu classificação para a fase de repescagem, por terem sido um dos oito melhores vice-líderes dos nove grupos.

Nos play-offs europeu, pegou pela frente a temida Rússia. Mas a Eslovênia não tomou conhecimento dos russos. Apesar de ter perdido a primeira partida fora de casa por 2x1, se aproveitou da vantagem do gol fora e carimbou o passaporte para a África do Sul ao bater a Rússia em casa pelo placar de 1x0, com gol de Dedic aos 44 do primeiro tempo.

Nas Eliminatórias para a Eurocopa 2008, que foi realizada na Áustria, a Eslovênia ficou no grupo G, que também tinha Romênia, Holanda, Bulgária, Bielorússia, Albânia e Luxemburgo. Em 12 jogos, os eslovenos somaram apenas 11 pontos ficando no sexto lugar da chave e não conseguindo vaga para participar da competição continental.

Veja abaixo data e horários dos jogos da fase de grupo da Eslovênia:

13/06, às 08h30 – Argélia x Eslovênia [Polokwane]
18/06, às 11h00 – Eslovênia x Estados Unidos [Johanesburgo]
23/06, às 11h00 – Eslovênia x Inglaterra [Port Elizabeth]


O time base esloveno joga no 4-4-2 e sua escalação base na primeira partida deve ser: Handanovic; Brecko, Suler, Cesar e Jokic; Radosavljevic, Koren, Birsa e Kirm; Dedic e Novakovic. Tec.: Matjaz Kek.

Nas Eliminatórias européias, sequer ficou em primeiro no grupo. Conseguiu a vice-liderança, pois além de méritos próprios, enfrentou adversários irrisórios. Seu ponto alto na campanha pré-Copa foi ter derrotado a Rússia na repescagem. Mas uma seleção que sequer se classificou para Eurocopa, dificilmente ficará a frente da Inglaterra ou dos Estados Unidos, que nunca esteve tão bem para um Mundial.

Abaixo o uniforme esloveno para a Copa (sorte que a chuteira da foto não é obrigatória a todos os jogadores):


Clima desfavorável dentro da Federação

Além de não ser uma seleção tradicional e o favoritismo pra Copa passar longe de seu país, o clima interno não é dos melhores. No início do ano, o presidente da Federação Eslovena de Futebol (NZS), Ivan Simic, chegou a pedir demissão do cargo após desentendimento com os jogadores na hora de definir a premiação aos mesmos pela participação nesta Copa do Mundo.

"Como os jogadores me designaram o responsável por todos os seus problemas, apresento minha demissão".

Essa explicação resumida foi a apresentada por Simic no site oficial da federação logo após o ocorrido. A assembléia geral da federação, pelo que consta, não aceitou seu pedido de demissão e ele permanece no cargo com ou sem acordo quanto a premiação.

Se depender da política acerca do futebol esloveno, as chances nesse Mundial que já são mínimas tendem e se igualar a zero.

Clique aqui e veja como foi a participação da Eslovênia na Copa de 2002 pelo blog Fut F-1.

Abaixo vídeo do gol que deu a classificação da Eslovênia para a Copa. Narração eslovena, claro.

Nenhum comentário: