health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Argélia


Para algumas pessoas nem tão entendidas, a Argélia deve representar uma seleção sem história nenhuma no futebol. Não é bem assim. Para quem imagina que essa seja sua estréia em Copa do Mundo, ledo engano. Na verdade, essa será sua terceira participação, já que as “Raposas do Deserto” participaram das edições de 1982, na Espanha e 1986, no México, ficando, inclusive, no grupo do Brasil. Todas as informações sobre tais campanhas podem ser vistas no blog Fut F-1.

Outra particularidade é que um dos maiores jogadores da história do futebol francês nasceu em terras argelinas. Trata-se de Just Fontaine. Sua naturalização francesa se explica pelo fato de, apesar de ser um país africano, por muito tempo a Argélia foi colônia da França tendo sua independência alcançada apenas no ano de 1962.

Veja agora como foi a campanha pré-Copa da Argélia.

Nas Eliminatórias da África, os argelinos ocuparam o grupo seis e contaram com Gâmbia, Senegal e Libéria como adversários. Com uma boa campanha, conseguiram a liderança da chave com 10 pontos conquistados tendo vencido três jogos, empatado um e perdido dois.

Na fase seguinte, que contou com os líderes dos 12 grupos, além dos oito melhores segundo colocados, a Argélia fez parte do grupo C, que também teve Egito (favorito da chave), Zâmbia e Ruanda. Foram 13 pontos com quatro vitórias, e apenas uma derrota e um empate e igualdade em todos os critérios com a campanha do Egito. Portanto, as duas seleções disputaram um jogo no Sudão, no dia 18 de novembro de 2009 pra ver quem ficaria com a última vaga africana na Copa. Deu Argélia 1x0, gol de Karim Matmour.

Na Copa das Nações Africanas, sediada nesse ano na Angola, os argelinos integraram o grupo A e rivalizaram com Angola, Mali e Malawi. Dessa vez, por apenas um ponto, as Raposas do Deserto não puderam ficar na liderança. Enquanto Angola somou cinco pontos, a Argélia fez quatro, assim como a seleção de Mali, mas mesmo assim, faturou a classificação para a fase mata-mata do torneio vencendo-os no critério de confronto direto.

Nas quartas-de-final, pegou logo um bicho papão do continente pela frente, a seleção de Costa do Marfim, dos craques Yaya Touré, Salomon Kalou, Gervinho e o grande astro do time, Didier Drogba. Numa demonstração de superação, os argelinos conseguiram eliminar os marfinenses. Após empatar o jogo em 2x2 no tempo normal com o segundo gol sendo marcado nos acréscimos do segundo tempo, o gol da classificação veio na prorrogação com Bouazza Hamer.

Com a vitória, a confiança foi lá em cima e os argelinos se sentiram mais capazes do que eles mesmos imaginavam. Esse foi o espírito ao entrar em campo nas semifinais, para enfrentar outra temida seleção, o Egito. O resultado foi completamente diferente. Os argelinos foram escorraçados de volta pra casa após tomaram uma goleada por 4x0. Foi aí que os egípcios deram uma verdadeira demonstração de quem era superiores, fazendo daquele jogo uma revanche ao que havia acontecido nas Eliminatórias. Lembrando que Egito e Argélia ficaram na liderança do grupo empatados em todos os critérios. Fizeram um jogo classificatório e deu Argélia.

Na sequência, o Egito sagrou-se campeão da CAN, enquanto os argelinos começaram a pensar no Mundial, que acontecerá na África do Sul. Veja abaixo suas partidas na primeira fase:

13/06, às 08h30 – Argélia x Eslovênia [Polokwane]
18/06, às 15h30 – Inglaterra x Argélia [Cidade do Cabo]
23/06, às 11h00 – Estados Unidos x Argélia [Pretória]


O time base argelino joga no 4-4-2 e a escalação inicial na Copa deve ser: Chaouchi; Bougherra, Yahia, Halliche e Belhadj; Mansouri, Yebda, Meghni e Ziani; Saifi e Ghezzal. Tec.: Rabah Saadane.

Por mais que tenha feito uma boa campanha nas Eliminatórias africanas e tenha conseguido eliminar Costa do Marfim na CAN, diante do Egito mostrou que ainda não é uma seleção pronta pra ‘qualquer’ adversidade. Não há como apostar nos argelinos para conseguirem um dos dois primeiros lugares da chave, sendo que se trata de uma seleção muito inferior à EUA e Inglaterra.

Abaixo a camisa alviverde das Raposas do Deserto que será utilizada na Copa:
“Somos um time jovem, mas acreditamos na nossa habilidade”

A frase acima foi dita por Karim Matmour, atacante de 24 anos, autor do gol da classificação argelina nas Eliminatórias, em partida diante do Egito. Para o atacante, o grande obstáculo a ser enfrentado, será a falta de experiência dos jogadores numa disputa da Copa do Mundo. Mas ele garante que seu treinador pode resolver muito bem esse problema:

“Nosso treinador levou a Argélia para as Copas do Mundo de 1982 e 1986. Está acostumado a tudo e vai passar isso para os jogadores”.
E o jogador que atua pelo Borussia Monchengladbach também vai além e diz acreditar na classificação argelina para a segunda fase da Copa:

“Chegamos à Copa do Mundo pela primeira vez depois de 24 anos, foi um grande triunfo. Fizemos 40 milhões de argelinos ao redor do mundo felizes e estamos emocionados quanto a isso. A Inglaterra é definitivamente a favorita a ficar na liderança do grupo. Mas queremos ganhar quantos jogos pudermos, e vamos fazer tudo o que for necessário para isso. Somos um time jovem, mas acreditamos em nossa habilidade”.

Clique aqui e veja como foram as outras duas participações argelinas em Copa pelo blog Fut F-1

Abaixo vídeo com imagens do jogo Argélia x Costa do Marfim pela CAN desse ano, quando os argelinos conseguiram a façanha de se classificar para as semifinais:

Nenhum comentário: