health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Nigéria



Quando se fala em seleções africanas na Copa do Mundo, sempre se vem à cabeça alguns nomes como os mais respeitados. De pessoa para pessoa pode haver algumas variações na hora de apontar os países da África que tenham alguma tradição no campeonato mais importante do futebol. Mas quem acompanha o esporte há algum tempo, (especificamente desde 1994) certamente apontará a Nigéria nesse seleto grupo.

Nas Eliminatórias da África, a seleção alviverde fez uma bela campanha. Na primeira fase, que contou com 12 grupos, fez parte do grupo quatro e terminou a fase de forma invicta, com seis jogos e seis vitórias. Foi a única a se classificar com 18 pontos somados. As outras seleções da chave foram África do Sul (que disputou as Eliminatórias visando classificação para a Copa das Nações Africanas), Serra Leoa e Guiné Equatorial.

Já na fase seguinte, que contou apenas com cinco grupos, as Super Águias fizeram parte do B e também terminaram em primeiro, garantindo, assim, sua vaga ao Mundial que acontecerá no próprio continente. Dessa vez, apenas com 12 pontos, já que venceu três partidas e empatou as outras três. Tunísia, Moçambique e Quênia completaram a chave.

Na Copa das Nações Africanas, que aconteceu esse ano em Angola, a Nigéria também fez boa campanha chegando ao terceiro lugar. Egito foi a campeã.

Mas, dessa vez não foi possível terminar a fase de grupos na liderança, pois tinha os egípcios no caminho que venceram os três jogos e terminaram com 100% de aproveitamento. Os nigerianos, com seis pontos, se classificaram para a segunda fase em segundo do grupo. Benin e Moçambique empataram entre si e somaram apenas um ponto.

No mata-mata, a Nigéria enfrentou dificuldades logo de cara. Não conseguiu sair de um 0x0 contra a Zâmbia pelas quartas-de-final e só foi se classificar nos pênaltis, pelo placar de 5x4 nas cobranças. Na semifinal, a derrota que acabou com o sonho da conquista. Pelo placar magro de 1x0, Gana conquistou a oportunidade de ir às finais contra o Egito.

Restou para a Nigéria disputar o terceiro lugar da competição contra a Argélia. E a vitória veio, porém, também de forma suada, como fora toda a fase de eliminação da CAN. O gol único do jogo foi do atacante Obinna.

Seus jogos na primeira fase da Copa do Mundo são:

12/06, às 11h00 – Argentina x Nigéria [Johanesburgo]
17/06, às 11h00 – Grécia x Nigéria[Bloemfontein]
22/06, às 15h30 – Nigéria x Coréia do Sul [Durban]

O time base da Nigéria joga no 4-3-3 e sua escalação inicial no Mundial deve ser: Enyeama; Yobo, Nwaneri, Echiéjilé e Apam; Olofinjana, Obi Mikel e Ajilore; Odemwingie, Yakubu e Martins. Tec.: Lars Lagerback.

A Argentina de Messi é a super favorita a terminar a fase de grupos em primeiro. Provavelmente, vencendo seus três jogos. Considerando que a Coréia do Sul é a mais fraca, Nigéria e Grécia disputarão a vaga de segundo na chave. Não há como acreditar nos africanos para algo a mais na Copa do que umas quartas-de-final, que foi justamente seu melhor resultado em Copas (94 e 98).

Veja abaixo a foto da camisa de Nigéria para a Copa 2010:


Técnico sueco no comando

Em fevereiro a Federação Nigeriana anunciou Lars Lagerback como novo contratado para comandar a seleção na Copa do Mundo. Ele fazia um longo trabalho de nove anos no comando da Suécia. Foi o treinador dos suecos nas Copas de 2002 e 2006. Esteve a frente também nas disputas das Eurocopas de 2000, 2004 e 2008.

Já o ex-técnico da Nigéria, Shuaibu Amodu, foi demitido logo após a CAN, mesmo levando sua seleção ao terceiro lugar e tendo feito excelente campanha nas Eliminatórias. A justificativa usada pelos dirigentes foi a de que o nível de futebol apresentado não estava agradando.

Clique aqui e veja o histórico da Nigéria nas suas três Copas disputadas, pelo blog Fut F-1.

Abaixo um vídeo curto da TV Globo sobre a Nigéria:

Nenhum comentário: