health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Grécia



Primeiro defender para depois atacar. Se muitos times e seleções, historicamente, possuem esse lema, certamente e Grécia se encaixa nesse grupo. Ao longo dos seus anos de futebol apresentado, a seleção grega sempre primou pelo bom posicionamento atrás, marcação dura, cerrada, sem dar espaço e saídas rápidas nos contra-ataques.

Embora pareça ser uma seleção com sua tradição lá pelos lados europeus, possui apenas um título, que é o da Eurocopa 2004, vencido em Portugal, numa final contra os donos da casa. E participações em Copa, apenas uma também, em 1994, nos EUA. Nas eliminatórias, é uma seleção conhecida pelo quase. Em várias oportunidades, ela ‘quase’ se classificou para o tão cobiçado Mundial.

Mas para a edição 2010 que será realizada na África, a sorte resolveu se aliar a competência e sorrir para a Grécia pela segunda vez na história. Vamos ver como isso aconteceu.

A Seleção Bialo-czerwoni (é isso mesmo que você leu) fez parte do grupo dois na primeira fase das Eliminatórias. Na chave também tinham Suíça, Letônia, Israel, Luxemburgo, Moldávia. Os gregos terminaram a disputa em segundo lugar com 20 pontos, sendo um dos oito melhores segundos colocados, no total de nove grupos. A Suíça terminou na frente com 21 pontos garantindo classificação direta.

Na disputa pela repescagem européia, a Grécia pegou a Ucrânia em dois jogos no sistema ida e volta. No primeiro, realizado em casa, os gregos apenas empataram em 0x0. Tendo que buscar a vitória fora dos seus domínios, logo aos 31 minutos de bola rolando, Salpigidis fez o gol único da partida para os visitantes. A Grécia segurou o placar por todo o jogo, com seu forte esquema defensivo e conseguiu carimbar pela segunda vez seu passaporte para uma Copa do Mundo.

A Eurocopa versão 2008 foi disputada na Suíça e na Áustria. A Grécia chegou para a disputa confiante, pois era a atual campeão e queria manter o título, mesmo enfrentando seleções reconhecidamente mais fortes, da mesma forma como foi em 2004. Mas fizeram feio...

A sua chave foi a D, que tinha como adversários: Espanha, Rússia e Suécia. A Grécia simplesmente não pontuou, terminou a fase de grupos em último e viu a fase mata-mata já de volta para seu país. Tudo bem que enfrentou times difíceis de serem batidos, mas podemos considerar essa campanha como pífia, pois tinha chegado com pompas de atual campeã.

Abaixo os horários dos jogos da Grécia na primeira fase da Copa:

12/06, às 08h30 – Coréia do Sul x Grécia [Port Elizabeth]
17/06, às 11h00 – Grécia x Nigéria [Bloemfontein]
22/06, às 15h30 – Grécia x Argentina [Polokwane]


O time base grego joga no 4-4-2 e sua escalação ao início do Mundial deve ser: Tzorvas; Papastathopoulos, Moras, Vyntra e Kyrgiakos; Katsouranis, Spiropoulos, Karagounis e Sâmaras; Salpingidis e Gekas. Téc.: Otto Rehhagel.

A Grécia até pode ser apontada como candidata a segunda colocada do grupo, tendo a Nigéria como adversária por essa vaga, com Argentina sendo a favorita da chave. Mas pra isso, vai ter que melhorar um pouco seu futebol apresentado ultimamente, principalmente atacar com mais ímpeto.

Veja abaixo foto do uniforme da Grécia para a Copa


A Grécia está com problemas?

Em amistoso realizado em casa, no início de março, contra o Senegal (que não vai disputar a Copa) a Grécia decepcionou profundamente sua torcida. Derrota por 2x0. Mamadou Niang e N'Daw marcaram.

A situação ficou preocupante, claro e acendeu o sinal de alerta. Os gregos não querem fazer feio na sua segunda oportunidade de jogar uma Copa, após classificação suada.

Antes do Mundial, ainda acontecem dois amistosos já marcados. No dia 25 de maio jogará contra a Coréia do Norte e no dia 2 de junho, o adversário será o Paraguai. Ambos jogarão a Copa.

Clique aqui e veja como foi a campanha da Grécia na Copa de 1994, pelo blog Fut F-1.

Abaixo vídeo do gol que deu a vaga à Grécia, contra a Ucrânia, na segunda partida da repescagem

Nenhum comentário: