health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Inglaterra


Quando se fala em Inglaterra, os fãs da música lembram diretamente dos Beatles, os astros do pop rock que arrastaram multidões por onde passaram, fazendo nascer em todo o mundo o que ficou conhecido como beatlemania. E esse acontecimento nos obriga a fazermos uma viagem no túnel do tempo chegando à década de 60, momento em que os Garotos de Liverpool dominaram o cenário musical.

Mas voltando mais pro futebol, Inglaterra e anos 60 também presenciaram outro acontecimento que teve um poder de domínio e tendência no mundo tão forte quanto à banda inglesa de pop rock: a criação do sistema tático 4-4-2, que ganhou a alcunha de “4-4-2 britânico”, ou, mais precisamente, “4-4-2 inglês”.

Foi na Copa do Mundo de 1966, quando o até então técnico do English Team, Alf Ramsey, vendo que seu time não evoluía no esquema tradicional de época formado pelo 4-2-4, recuou o ponta esquerdo Peters e o ponta direito Ball passando a contar com uma linha no meio campo com quatro homens. Na frente, o ataque passava a não ter mais jogadores na frente, jogando pelos flancos, apenas o centroavante Hurst e o segundo atacante Hunt. Com esse esquema, a Inglaterra ganhou seu único título de campeã mundial. Tentando repetir esse feito, veremos aqui como os ingleses chegam para a disputa de 2010 na África do Sul.

Nas Eliminatórias Européias, os conterrâneos da Rainha Elizabeth fizeram parte do grupo seis que também teve Ucrânia, Croácia, Bielorrússia, Cazaquistão e Andorra. E com uma bela campanha, onde venceram nove jogos e perderam apenas um, se classificaram para o Mundial em primeiro da chave com 27 pontos e em segundo na classificação geral, atrás apenas da Espanha que somou incríveis 30 pontos.

Destaque nas eliminatórias para as vitórias por 4x1 e 5x1 contra a Croácia, 5x1 e 4x0 contra o Cazaquistão e 6x0 contra Andorra.

E com tantos gols assim, os ingleses tiveram o vice-artilheiro da competição, que foi o atacante Wayne Rooney, apontado como um dos melhores do mundo no momento, que fez no total nove gols, ficando atrás somente do grego Theofanis Gekas, que fez 10.

E um fato curioso rodeou a não participação da Inglaterra na Eurocopa 2008. Na última rodada das Eliminatórias para o torneio que aconteceu na Áustria e na Suíça, os ingleses precisavam vencer a Croácia (que já estava classificada) para passar a Rússia e enfim garantir a vaga. Mas nesse jogo, uma derrota não esperada. Os croatas venceram por 3x2. Isso acarretou uma suspeita de revanche numa outra eliminatória: na da Copa 2010, quando croatas e ingleses voltaram a se encontrar, como já dito.

Na penúltima rodada, quando dessa vez os ingleses já estavam classificados, uma vitória do English Team contra a Ucrânia, ajudaria aos croatas a conseguirem a vaga para a repescagem do Mundial da África. Após os ingleses terem vencido seus “rivais” com duas goleadas na competição, uma surpresa: derrota por 1x0 para os ucranianos, que no momento, passavam a Croácia na classificação do grupo. Na última rodada, tanto a Croácia, como a Ucrânia, venceram seus jogos (com os ucranianos goleando Andorra por 6x0). Na repescagem, a Grécia venceu a Ucrânia e ficou com a vaga.

Abaixo horários e datas dos confrontos ingleses no grupo C da Copa do Mundo 2010:

12/06, às 15h30 – Inglaterra x Estados Unidos [Rustenburg]
18/06, às 15h30 – Inglaterra x Argélia [Cidade do Cabo]
23/06, às 11h00 – Eslovênia x Inglaterra [Port Elizabeth]

O time base inglês joga no 4-4-2 (obviamente, inglês) e sua escalação ao início do Mundial deve ser: James; Johnson, Terry, Ferdinand e Cole; Barry, Lampard, Gerrard e Lennon; Heskey e Rooney. Tec.: Fabio Capello.

Baseado na excelente campanha nas Eliminatórias, os ingleses já poderiam receber a aposta de favoritos do grupo, mesmo se este recebesse outras equipes de grande porte tal qual a Inglaterra, o que definitivamente, não é o caso. Nem Eslovênia, nem EUA e muito menos a Argélia devem fazer frente e atrapalhar uma classificação que tem tudo pra ser tranqüila.

Veja abaixo a foto do novo segundo uniforme do English Team para a disputa na África:


Lesão de Wayne Rooney preocupa ou não preocupa?

Para o técnico da Seleção Inglesa, a resposta é não!

No confronto da equipe de Rooney, o Manchester United, contra o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões quando os alemães saíram vencedores, o atacante inglês sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo e acabou ficando fora do jogo seguinte, que foi o clássico contra o Chelsea.

Na partida de volta pela UCL, Rooney entrou no sacrifício para ajudar sua equipe a conquistar a vaga. O resultado disso foi a eliminação e o agravamento no quadro clínico do atleta. Sendo assim, ele voltou a desfalcar o Manchester em partida válida pela EPL, contra o Blackburn, no final de semana passado.

"Não acho que tenha sido um risco escalá-lo. Depois dos testes, ele treinou no campo e demonstrou evidentemente que a lesão não era grave". Essas foram as palavras de Fábio Capello sobre a participação de seu atacante na seleção em partida contra o Bayern pela UCL, quando entrou na sacrifício.

E Capello aproveitou pra comentar também sobre outra incógnita, que é a do lateral Ashley Cole, que se recupera de lesão grave:

"Se Ashley Cole voltar antes do final da temporada, significa que estará pronto. Ele precisará jogar, mas este é um problema melhor do que ter alguém lutando para estar inteiro", concluiu Capello.

Clique aqui e veja o histórico inglês nas Copas pelo blog Fut F-1

Abaixo vídeo especial com imagens do craque ingles Wayne Rooney com a camisa da Seleção Inglesa:


Um comentário:

Nenê Psicodélico disse...

Excelente texto sobre a Inglaterra. Pra mim é um dos grandes times da Copa. É a seleção por qual eu torcerei com afinco. Tem um ótimo time e creio que essa geração de Lampard e Gerrard precisam ser coroadas com um título mundial.

São grandes jogadores que precisam escrever seus nomes na história.

English Team World Champion 2010.
EU ACREDITO!