health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II - O final e o início da nostalgia


Por Victor Mariano

Há 12 anos atrás quando a Warner Bros decidiu comprar os direitos de adaptação do livro para o cinema, o mundo que já conhecia os livros famosos de J.K.Rowling, passou a ter mais interesse em conhecer a história que estava sendo adaptada para o cinema.

Em 2001, Harry Potter teve seu primeiro longa metragem no cinema, aonde despertou um interesse a mais em quem não conhecia a história do bruxo mais famoso da Inglaterra, tal história que alimentou durante esse tempo todo uma legião de fãs e seguidores.

De origem infanto-juvenil, e na medida em que o protagonista ia envelhecendo com a história, seus fãs o acompanhavam. O fato é: Harry Potter sempre foi uma história voltada para o público adolescente, com idade em faixa de: 12 a 17 anos, com o intuito de que o leitor se veja no personagem principal - Esse sempre foi o ponto forte da magia da história de J.K.Rowling -, e na medida em que a história ia ganhando forças, o personagem ia amadurecendo, e nós o acompanhávamos em sua trajetória, vimos suas tristezas, suas alegrias e seus feitos.

O Ano é 2011, 10 anos se passaram, e o momento final chegou. O filme é: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II, e a emoção do coração de milhares de fãs explodem no sentimento de curiosidade de como será esse desfeicho final.

É importante que ressaltemos que mesmo que milhares de seguidores que acompanhou e folheou os livros da série, mesmo conhecendo o seu final, sempre sentiu o frio na barriga e a dúvida de como seria cada filme. E que isso sempre gerou dois argumentos: O que não podia faltar e o que podia ter.

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II, vamos acompanhar as aventuras do trio de amigos: Rony Weasley (Rupert Grint), Hermione Granger (Emma Watson) e Harry Potter (Daniel Radcliffe), na caçada as Horcruxes de Lord Voldemort (Ralph Fiennes). Em muitas cenas vamos se deparar com: a emoção do desfecho, a tristeza de uma guerra, e principalmente com a esperança de vencê-la.

Personagens deixados de lado nas adaptações anteriores são novamente colocados a tona com uma projeção maior nesse último filme, é o caso de Minerva McGonagall (Maggie Smith), que surge dando um toque caprichoso a filmagem, com sua notoriedade em atuar sempre bem e, dando classe ao personagem. Outro personagem é o Neville Longbotton (Matthew Lewis), carismático como sempre foi, nesse filme ele terá a responsabilidade de interpretar o personagem que vai gerar emoção no desfecho final. E que soube fazer isso com maestria.

Alan Rickman - Anote esse nome - foi sem dúvidas o armador e finalizador desse time de elenco nesse último filme da saga. Interpretando o professor e atual diretor de Hogwarts, Severus Snape. As melhores cenas do filme foram voltadas pra esse personagem, é complicado segurar a emoção na hora em que a cena é voltada para as lembranças do personagem, tendo em vista que já foi muito difícil segurar a emoção na cena de sua morte.

David Yates, que assumiu a direção no quinto filme da série, parece colecionar um cartel de acertos e erros nesse último filme. Um dos motivos mais forte da produção foi de manter o diretor até o final da série, levando em conta que já tinham se frustrado com a desistência de outros dois diretores.

Preocupado em manter o foco das filmagens em Voldemort e Harry, ele acaba se esquecendo de outros personagens de importância no decorrer da guerra final. Uma das cenas mal elaborada pelo diretor é a morte da comensal da morte e fiél seguidora de Voldemort, Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter), que surge em uma péssima troca de cena com uma morte muito instantânea.

Por fim, os fãs sempre vão manter aqueles argumentos que eu citei no começo do texto. Acontece que sempre vai faltar algo em qualquer filme, seja ele uma adaptação ou não, como crítico eu acredito que Harry Potter tinha tudo pra ter um final melhor, mais elaborado, sinto que faltou algo e que tinham tudo pra que o filme não fosse apenas um épico da literatura.

No mais, Harry Potter sempre foi um avassalador de bilheterias e esse está longe de ser diferente. Aqueles que não gostavam da história não deixarão de gostar dela, aqueles que pouco gostava tem tudo pra se apaixonar, e os fãs, eles vão chorar - E eles estão certos, o momento final é esse, depois tudo será só nostalgia -.

4 Estrelas de 5









Nenhum comentário: