health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenha:The Beatles – A História por Trás de Todas as Canções

Por Daniel Junior

Se você pudesse entrer na mente da dupla de compositores mais famosos da história da música popular mundial e de lá, entedesse seus métodos de composição, motivos de inspiração e rixas, que “viagem” interessante não seria esta?

Pois o livro “The Beatles – A história por trás de todas as canções” de Steve Turner (Editora Cosac Naify, 368 páginas – tradução Alyne Azuma) proporciona essa grande viagem ao universo de Lennon & McCartney, dois dos principais compositores do Fab Four e quem sabe a dupla mais “homenageada” do mundo.

Na leitura fica mais clara a impressão (que não é falsa) de que sim, havia uma competição entre os amigos. Aliás, essa amizade (que é mais explanada por Paul e não por John) parecia quase um segredo, uma vez que Lennon critica em várias ocasiões – após sua saída da banda – as composições de seu parceiro. Composições que quase em sua totalidade traziam a assinatura do mais irreverente dos Beatles.

Lógico que também há espaço para as composições de Harrison e Ringo. Este segundo mais inócuo. Já George tem páginas especiais, principalmente às que se referem a “Something” e “Here Comes The Sun”, ambas do Abbey Road.

O autor vai, disco à disco, analisando as canções compostas pela dupla, infiltrando o leitor no mundo da época e apresentando-os aos personagens periféricos da vida dos compositores. É possível, por exemplo, descobrir, que a Marta de “Marta My Dear” (White Album) não é nada menos do que a cadela São Bernardo de Paul e “Drive My Car” (Rubber Soul) tem conotações mais excitantes do que simplesmente convidar alguém a dirigir seu próprio carro.

A leitura não é maçante e o fã de Beatles (ou não) pode sentir-se à vontade entre as canções que tanto ouviu e não sabia parte da origem. Diversão garantida nas 384 páginas. Além das informações já referidas, o livro traz fotos da banda acompanhando cada fase que o grupo viveu desde 1962 até o seu precoce e conturbado fim em dezembro de 1969.

Livro The Beatles – A História por Trás de Todas as Canções
Steve Turner
Editora Cosac Naify
368 Páginas
Tradução Alyne Azuma
Preço sugerido: R$ 49,00

Nenhum comentário: