health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Internacional - Especial Copa América

Por Jorge Nunes Chagas



O novo garoto prodígio do Barcelona - O brasileiro Thiago Alcântara, um dos destaques do título europeu sub-21 da Espanha (pois é, já defendeu a Espanha) renovou seu contrato com o Barcelona até 2015. Devido ao interesse de clubes como Manchester United e Real Madrid, a diretoria do barça resolveu recompensá-lo. Seu pai, o ex-jogador Mazinho assegurou que o seu filho jamais pensou em deixar o Barcelona. Thiago afirmou querer fazer sucesso na equipe catalã e creio que daqui a pelo menos 1 ano, já o veremos em ação como titular do time. Primeiro Messi, depois Thiago Alcântara? Vamos esperar pra ver.

********


Troca consequente - O italiano Gian Piero Gasperini será o novo técnico da Inter de Milão entrando no lugar do brasileiro Leonardo que será diretor executivo no Paris Saint Germain da França. Gian terá o desafio de comandar a equipe de Milão em sua nova empreitada. O novo técnico começou a carreira em equipes de base da Juventus em 1994 e recentemente trouxe o Genoa para a primeira divisão realizando um bom trabalho, ele que assim como o nosso Falcão (técnico do Inter de Porto Alegre) era comentarista de televisão. Dizem que a relação que Leonardo tinha nos vestiários não era das melhores e estava muito desgastada. Esperamos sucesso aos dois.

********


Novo Camisa 1 do Manchester - Me refiro a De Gea, que estava no Atlético de Madrid e será o substituto de Van Der Sar, que se aposentou, como o goleiro titular do Manchester United. O jogador que tem apenas 20 anos, fez parte da seleção sub-21 da Espanha e tecnicamente é muito bom goleiro. Por ser muito novo, os Red Devils apostam no novo talento para se tornar o dono da camisa 1 e só depende dele se adaptar. Se isso acontecer, não tenho dúvidas que ficará por muitos e muitos anos no clube. Antes haviam fortes especulações pela vinda do arqueiro alemão Neuer, mas que acabou ficando por isso mesmo.

O Atlético de Madrid foi mal na sua temporada e vai sofrer um desmanche. Primeiro com a saída de De Gea e de Aguero, que deverá ir para a Juventus. Diego Fórlan tem proposta da Turquia para sair. Em contrapartida, o time conta com a chegada de Elias (ex-Corinthians) que está com a seleção brasileira e do zagueiro Miranda, ex-São Paulo.

********


A competição entre seleções mais antigas do mundo já tem uma novidade. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em reunião nesta semana, decidiu pela liberação de todos os jogadores que não forem titulares para estarem presentes no banco de reservas durante a disputa desta Copa América 2011.

Com isso, o técnico Mano Menezes e os demais treinadores poderão contar com até 12 selecionáveis para uma partida, inclusive com um terceiro goleiro. Apesar disto, o número de substituições numa partida ainda permanece em três jogadores.

Uruguai e Argentina são os maiores vencedores da competição com 14 titulos cada. O Brasil tem 8 títulos e demorou pra ter seu primeiro título, conquistado em 1997 na Bolivia, que era preparação para a Copa do Mundo de 98. Veja uma breve análise dos grupos:


Grupo A: Argentina, Colombia, Bolivia e Costa Rica (no lugar de Japão)

A anfitriã Argentina escala seu ataque com Lavezzi, que fez uma excelente temporada pelo Napoli, clube que ficou no G4 na Itália, Lionel Messi e Tévez (Manchester City), que é mais idolatrado pela torcida argentina do que o próprio Messi, que não tão diferente, se espera muito dele, ele que levou o Barcelona a conquista da UEFA Champions League este ano. O técnico Sérgio Batista em declaração afirmou que a Bolívia "é um rival respeitável, como todos", uma atitude clara de minimizar o discurso de favoritismo do primeiro jogo, que será realizado nesta sexta (01/06).


A Colômbia precisará e muito da estrela do atacante Falcão Garcia (a direita), que ganhou tudo pelo Porto de Portugal juntamente com o meia Guarin (a esquerda), um jogador com ótima visão de jogo que reeditará a parceria de sucesso do Porto em sua seleção. Sua defesa é forte com Zuniga e o zagueirão Yepes, este último que apesar de ter sido reserva na europa é um nome a ser respeitado. É um time com boas opções e que deve ser o segundo classificado do grupo.


Os destaques da Bolívia do técnico Gustavo Quinteros se trata de um trio de “brazucas”. Joselito Vaca (Ex-Bahia), Arce (Ex-atacante do Corinthians) e Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro, na foto acima). Apesar do poderio brasileiro, acho improvável seu desempenho, este que estréia nesta sexta-feira contra a Argentina, equipe anfitriã e favorita ao título juntamente com o Brasil. O único título da história da Bolívia na competição foi em 1967. De qualquer forma, desejamos sorte, afinal, com jogador brasileiro, pode haver um diferencial em campo.

Argentina x Bolivia, nesta sexta (01/07) às 21h

********


Grupo B: Brasil, Paraguai, Equador e Venezuela

A seleção brasileira tem em sua defesa o setor mais sólido, com os experientes Lúcio, Júlio César (ambos da Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Ramires (Chelsea), ao lado de Thiago Silva (Milan) e Lucas Leiva (Liverpool). Já o ataque, com exceção de Robinho (Milan), está renovado com Paulo Henrique Ganso como típico camisa 10, Neymar (ambos do Santos) e Pato (Milan). O ataque na era Mano, por enquanto, é o setor mais ineficiente, pois fez poucos gols até então. Esperamos que esta seleção se encaixe no esquema que Mano Menezes está implantando, mas entendo que o jogador Lucas do São Paulo, está vivendo um momento mágico e, caso desempenhe o que foi no Mundial sub-20 (em que conquistou o título ao lado de Neymar), entendo que deverá ser titular na equipe. Mano optou por Robinho para formar um "tridente" no ataque juntamente com Neymar caindo pelos lados e com Alexandre Pato ao centro.

Mano Menezes e Paulo Henrique Ganso / Foto: EFE

O Paraguai é uma seleção muito experiente que vêm jogando junto a algum tempo, que conta com jogadores que participaram da última Copa do Mundo como Valdez e Roque Santa Cruz. Apesar de não contar com Oscar Cardoso, este time, sem dúvida, dará trabalho ao Brasil neste grupo. Apesar da Venezuela não ser mais aquele saco de pancadas de antes, mesmo assim, não acredito que vá tão longe na competição ficando com a 4ª posição. Já o Equador deposita sua fé em Valencia, jogador que pode ajudar mais sua seleção do que ajudou seu time, o Manchester United que perdeu para o Barcelona na final da UEFA Champions League. Paredes pode ser outro jogador que poderá se sobressair.

Domingo (03/07) Brasil x Venezuela, às 16h

********


Grupo C: Uruguai, Chile, México e Peru

4ª colocada na Copa do Mundo do ano passado, o time do Uruguai não está muito diferente , ele que alcançou seu limite na copa e de lá pra cá não houve renovação. A estrela do melhor jogador da Copa, Diego Fórlan, apesar da péssima temporada no Atlético de Madrid, deve brilhar novamente ajudando sua equipe na competição, que conta também com Suárez, que foi muito bem no Liverpool, Cavani, o grande destaque do Napoli e Loco Abreu, do Botafogo.

Alexis Sánchez e Suazo / Foto: Reuters

Sem Marcelo “El Loco” Bielsa, Claudio Borghi terá a missão de comandar o Chile a almejar um lugar ao sol. Ele que tem um grande trunfo, o jovem atacante Alexis Sánchez, disputado a tapa pelos clubes como noticiei aqui no FV. Ele poderá ser o grande destaque desta seleção, que conta também com Humberto Suazo, atacante do Real Zaragoza da Espanha, que deverá dar muito trabalho ao lado de Matías Fernándes, meia do Sporting de Portugal. Vamos ver se o mago Valdivia (Palmeiras), com boas condições físicas, possa se sobressair, assim como Fierro, que atualmente é reserva no Flamengo.


A seleção do México, que não contará com seu principal atacante, Chicarito Hernandéz, liberado para férias pela temporada européia no Manchester United e pela conquista da Copa Ouro, contará com um time sub-22 para tentar o título inédito, que na minha opinião, só com tal atitude já mostra em que grau quer chegar na competição. Giovani dos Santos (na foto acima), ex-Barcelona e atualmente no Monterrey do México, será o substituto de Chicarito no ataque e terá a missão de levar a equipe mexicana a alcançar vôos altos nesta competição. Particularmente gosto muito deste jogador, ele que é filho do ex-jogador brasileiro Zizinho.

Sem Fárfan (Schalke 04) e Pizarro (Werder Bremen) cortados, o time do Peru vêm prejudicado, país que ficou na 10ª colocação na última Copa América. Considerado o "grupo da morte", certamente será um dos mais interessantes de se ver, mas crê-se que Uruguai e chile devem avançar.

Confira a tabela completa da Copa América aqui


Por Jorge Nunes Chagas - Futebol Internacional
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Nenhum comentário: