health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Conhecemos o Twitter totalmente?


Você já possui o seu perfil no Twitter? Se não, você está excluído de uma importante parcela entre os internautas brasileiros. Se sim, parabéns! Você está inserido nos 100 milhões de usuários de todo o mundo que postam diariamente no microblog. E desses 100 milhões, 10 milhões são do Brasil, que colocam nosso país em segundo lugar no ranking de maior quantidade de contas nesse site de relacionamento.

Os dados apresentados nesse post foram retirados de uma matéria da revista Super Interessante sobre o novo vício mundial da internet. Os números são impressionantes. A cada minuto, são postadas 36 mil mensagens no Twitter em todo o planeta. Mas quando a pesquisa se concentrou no nosso país, um dado no mínimo curioso, que mostra o tamanho da desigualdade: 5% dos usuários são responsáveis por 75% dos twitts. E a grande maioria não posta nada, nunca.

Abaixo uma ilustração do crescimento populacional do Twitter:


E à medida que o Twitter foi caindo no gosto dos navegantes das águas virtuais da internet em todo o planeta, o microblog foi se dividindo para diversas serventias. Temos aqueles usuários que criaram seus perfis apenas para darem uma satisfação sobre o que estão fazendo naquele exato momento, como “estou vendo o filme tal”. Esses representam a maior fatia dos acessos. Depois vem o usuário que, assim como seus amigos, criou o perfil para emitir sua opinião sobre determinada notícia e, portanto, iniciar uma conversação com o famoso “replay”.

Mas as twittadas não se limitam apenas a esses dois modelos de perfis. Temos aqueles que apenas retwittam o que já foi escrito por outra pessoa; os perfis de portais, que postam notícias o tempo todo, os (insuportáveis) spam’s; e claro, os twitters corporativos. Veja abaixo como acontece atualmente essa divisão:


E até uma disputa foi criada entre as pessoas que se utilizam do Twitter diariamente: a do número de seguidores. Entre os famosos, no Brasil o apresentador da TV Globo Luciano Hulk é quem tem mais “amigos” para ler o que ele escreve. Em todo o mundo, aquele que possui o maior número de “followers” é o ator norte-americano Ashton Kutcher.


Abaixo a ilustração dos países com mais usuários e a porcentagem que eles representam no Twitter:


Claro, com uma matéria sobre a febre do Twitter, o Futebol & Variedades não poderia estar fora dessa. Se você ainda não nos segue no microblog, clique aqui e passe a ser um dos nossos seguidores.

Um comentário:

André Peixoto disse...

O Twitter é um grande meio de comunicação hoje, eu sou viciado nisso. Espero que essas pessoas que escrevem baboseiras como, "vou almoçar", "fazendo trabalho", possa mudar sua maneira de postar, escrevendo coisas interessantes, para que possa ocorrer debates via twitter.

Abraço.