health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Saiba os motivos da mudança neste blog


Você vai olhar para esse post e vai se perguntar: esse texto é de uma pessoa entrevistando a si mesmo? É mais ou menos isso...

Para quebrarmos um pouco o protocolo e sair da mesmice, resolvemos passar a nossos leitores os motivos que nos levaram a mudar tudo neste endereço virtual, através de uma publicação com perguntas e respostas. E caso você ainda queira que mais alguma outra pergunta seja respondida, fique a vontade para usar o formulário de comentários.

Futebol & Variedades: Porque mudar o nome e manter o endereço?

Wilson Hebert: Um dia eu resolvi criar o meu blog. No dia seguinte o criei. Não tive muito tempo para bolar um nome mais casual ou mais bonito. E como queria deixar bem claro pro leitor que o blog falaria de tudo, mas principalmente de futebol e música, coloquei “Futebol, Música, Etc”. De cara ouvi algumas pessoas falarem que não era um nome tão legal. Outras pessoas curtiram. Confesso que na época (em 2007) não dei a devida importância a isso.

Com o passar do tempo aquele nome com duas vírgulas e com um “etc” no final começava a me incomodar. Apesar de ser algo tão óbvio, não era tão fácil de decorar. Era um paradoxo... Além de feio, verdade seja dita.

Eu realmente não sei se agora acham “Futebol & Variedades” um nome bacana, mas eu estou satisfeito com esse nome. Pelo menos condiz exatamente com o que é o blog e com o tema que, se por um lado perdeu um pouco o espaço por aqui, continua sendo o meu preferido para escrever.

E o endereço é algo muito simples. Apesar da mudança geral (nome, visual e linha editorial), eu não queria perder todo o conteúdo anterior quando ainda se chamava “Futebol, Música, Etc”. Acho importante manter isso, porque em novembro o blog vai completar três anos. Tem que ter a história da vida do blog, né...

FV: Como acontecerá essa mudança na linha editorial, já que o blog já era de vários assuntos?

WH: O blog era de vários assuntos mais na teoria. Por mais que fosse a minha real vontade, o futebol sempre mandou aqui nesse espaço em detrimento a outros temas. Por exemplo, vez ou outra eu queria ter escrito um texto sobre uma banda, ou um filme, mas tinha aquele vício de escrever um artigo sobre um jogo importante do Campeonato Brasileiro que acontecera naquele dia.

Comigo e com muitos outros blogueiros, pelo que vejo e converso no mundo da blogosfera, há – em alguns momentos e casos - aquela sensação de que estamos escrevendo para um grande portal de notícia, porque é como se não pudéssemos deixar passar uma notícia importante do futebol, ou um clássico e tal. E verdade seja dita, isso é bom quando trabalhamos num jornal, onde sabemos que alguém vai realmente ficar informado com o que estamos noticiando. Mas no blog essa não deve ser a linha a ser seguida (no meu entendimento). Porque a coisa fica maçante e até chata. Aí acontece de um dia ou outro o cara não querer escrever.

Então, embarcando na idéia de que o blog tem que apresentar algo de interessante, resolvi torná-lo mais abrangente. Aqui vamos falar do maior número de assuntos possível, eu e os colaboradores. Teremos texto sobre política, futebol, cinema, mídia, música, tecnologia, outros esportes... E por aí vai. É claro que não vamos abandonar o lado informativo totalmente. Mas esse não será nosso enfoque. Vamos fazer com que as pessoas se interessem pelo tema tal, leiam o nosso texto e possam refletir sobre o que ela acabou de ler.

FV: O blog vai se expandir na internet, além blogosfera. Como vai funcionar isso?

WH: Exato. O Futebol & Variedades já tem um blog filial que é o Debatsports, que por sua vez tem uma comunidade no Orkut, que está praticamente morta. Vamos rever isso. Mas o FV ganhou um perfil no Twitter para receber opiniões dos seguidores sobre o blog e para divulgar suas postagens, além de uma comunidade no Facebook. Pro futuro devemos ter um perfil próprio no Youtube com vídeos de produção do blog.

FV: E com relação às postagens especiais?

WH: Como é ano de eleição, teremos um especial sobre a corrida eleitoral. E vamos importar um quadro criado e feito por mim no Pitacos do Bodaum, que se chama Futebol Recordação, para cá. Vamos recomeçar a série relembrando a história do Campeonato Brasileiro, desde o de 1971, vencido pelo Atlético-MG até o de 2009, vencido pelo Flamengo.

FV: O blog também vai abrir mais espaço para entrevista?

WH: Isso. Já temos, inclusive, algumas engatilhadas a serem feitas. Esse lado de mais interação vai ser bastante explorado nessa nova era do blog, agora denominado Futebol & Variedades.

É claro que estamos buscando o melhor para quem escreve e para quem nos visita. Mas o leitor também tem todo o direito de dar sua opinião e até uma sugestão. Por isso, gostaria que nos comentários dessa entrevista colocassem algo que imaginem que seja interessante ser acrescentado no blog.

Mas por enquanto é isso. Um abraço a todos!

2 comentários:

André Peixoto disse...

Meu caro, só quero te dizer que essa nova linha editorial ficou show de bola, excelente mesmo. Quero te parabenizar pela ideia e desejar muito sucesso. Estarei acompanhando sempre.

Anônimo disse...

Заманчивая новость, как скоро ожидается публикацию свежего материала и вообщем стоит ждать ?