health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Narrativa sobre a festa do Oscar 2011


Por Efraim Fernandes

Bem vindos ao tapete vermelho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de 2011 no Kodak Theatre. Nessa noite de celebração ao cinema com produções como Cisne Negro, A Rede Social, 127 Horas, Bravura Indômita, O Discurso do Rei e tantos outros, saiba aqui no Futebol & Variedades quem ganhou e quem foi desbancado na noite de 27 de fevereiro em vinte e quatro premiações.

Pois bem, reclinem-se e relaxem. Vamos à festa?

Na introdução Anne Hathaway e James Franco numa verdadeira viagem dos sonhos (uma menção ao filme A Origem), tiram sarro dos principais concorrente da 83ª terceira entrega dos Oscars. Depois de um brincadeirinha rápida de Hathaway sobre “lésbicas... dançarinas lésbicas” (referência à Mila Kunis e Natalie Portman num momento pra lá de onanista em Cisne Negro), Tom Hanks apresenta Direção de Arte e Melhor Fotografia.

Kirk Douglas, a lenda viva do cinema, é ovacionado e apresenta Melhor Atriz Coadjuvante. Ele brinca e flerta com a apresentadora. E o astro deixa todos em nervos e risadas pois protela o nome da vencedora, e diz que nunca esquecerá aquele momento. E cá pra nós, ver a ganhadora Melissa Leo soltar um “so fucking easy” meio que ‘sem querer querendo’ numa premiação de Oscar foi impagável! Olha a quebra de paradigmas ai.

Justin Timberlake e Mila Kunis vêm em seguida para Melhor Curta-Metragem de Animação, e The Lost Thing leva a melhor. Depois é a vez do Melhor Longa-Metragem de Animação que sem surpresas é Toy Story 3.

Melhor Roteiro Adaptado tem Javier Barden e Josh Brolin, astros de Onde Os Fracos Não Têm Vez. A Rede Social, filme que conta a história do Facebook, abocanha. E depois Melhor Roteiro Original. Discurso do Rei ganha.

Helen Mirren, A Rainha em pessoa, e Russel Brand apresentam Melhor Filme Estrangeiro num tom jocoso e engraçado, obviamente por parte de Russel. Ganha o favorito Em Um Mundo Melhor.

A belíssima Reese Witherspoon apresenta Ator Coadjuvante. E a dúvida era quem ia levar a melhor, se Christian Bale ou Geoffrey Rush. E é Bale quem sai vitorioso e muitíssimo bem aplaudido com um discurso de belos agradecimentos.

Hugh Jackman e Nicole Kidman entram falando sobre a evolução do cinema, que começou mudo e logo a combinação do som com as imagens coloridas, perpetuando a magia do cinema. Uma orquestra sinfônica com o temas memoráveis da telona comandadas por Bill Ross evidencia essa mágica cinematográfica. Kidman anuncia que A Rede Social ganha por Melhor Trilha Sonora Original.

Scarlett Johansson e Matthew McConaughey estão para entregar, em dobradinha, para A Origem os prêmios de Melhor Mixagem de Som e Edição de Som.

Kate Blanchett, belíssima como sempre, apresenta Melhor Maquiagem. E o Oscar foi para O Lobisomem, e quem sobe para receber a estatueta é Rick Baker, um mestre na área que ganhou. Em seguida, Melhor Figurino vai para Alice no País das Maravilhas.

O talentosíssimo ator Kevin Spacey canta a trilha sonora favorita dele e brinca se apresentando como George Clooney! Randy Newman com sua voz inconfundível canta a trilha de Toy Story 3, We Belong Together.

Não demora para ouvirmos Mandy Moore e Zachary Levi num dueto. (E não é que o Chuck além de dar uns pegas na Sarah sabe cantar também?).

O coração dos brasileiros começa a bater mais forte na apresentação de Melhor Documentário quando Amy Adams e Jake Gyllenhaal apresentam. Primeiro, Curta-Metragem que vai para Strangers No More.

Depois, Curta-Metragem Com Conteúdo Dramático que vai para God of Love, e a figuraça Luke Matheny sobe para discursar. Não demora e Franco, num espírito meio que MTV Movie Awards, apresenta um pseudo-musical entre os filmes deste ano, e as coisas ficam hilárias por causa da franquia Crepúsculo! Sarcasmo é sempre sinal de inteligência, ainda mais quando se trata do lobisomem pelado da franquia de chupadores de sangue purpurinados!

Oprah Winfrey, a grande apresentadora norte-americana, entra muito aplaudida e apresenta Melhor Documentário! Mas os corações brasileiros ficam um pouco entristecidos já que Inside Job é quem recebe o prêmio, obra que fala sobre os responsáveis de crise financeira.

Billy Cristal, como sempre, é o cara que rouba as atenções pela comicidade ao tirar sarro e fazer piadas sobre atores. Relembrado uma apresentação antiga, Jude Law e Robert Downey Jr são anunciados. Depois de um rápido momento de vergonha alheia, a dupla de Sherlock Holmes apresenta Efeitos Visuais, e A Origem leva mais esse. Melhor Edição fica para Rede Social.

Jennifer Hudson, de grande impacto visual, apresenta Melhor Canção Original (depois de Gwyneth Paltrow cantar com o microfone da Xuxa!). E quem leva é Randy Newton com We Belong Together.

Celine Dion canta Smile, de Charlie Chaplin, numa homenagem in memorian de pessoas ligadas ao cinema, nas suas mais diversas áreas. Halle Berry fala sobre Lena Horne, a primeira atriz da MGM.

Hilary Swank foi abre-alas para Kathryn Bigelow que anuncia Melhor Diretor. Tom Hoper, por Discurso do Rei, é o agraciado!

Os momentos finais vão se aproximando... E Jeff Bridges indica o prêmio de Melhor Atriz discursando sobre cada concorrente com cenas de cada uma. E o Oscar foi para a sempre talentosa Natalie Portman por Cisne Negro, considerado por muitos como a grande interpretação da carreira dela.

Sandra Bullock, vencedora de melhor atriz em 2010, sobe e indica Melhor Ator, e claro, fazendo piadas e inspirando com seus discursos. E Colin Firth chega ao topo da carreira com Discurso do Rei, o que já era de se esperar por premiações anteriores. Visivelmente emocionado agradece.

O momento final chega: Melhor Filme! Steven Spielberg, o mestre em fazer sonhos se tornarem realidade, anuncia o maior prêmio da noite. É anunciado os dez melhores filmes do ano numa compilação das cenas mais emocionantes em uma narração em off de Colin Firth em O Discurso do Rei.

E rufem os tambores, já que o Oscar 2011 de Melhor Filme vai para... O DISCURSO DO REI!

A noite encerra com o coral da clássica canção Somewhere Over The Rainbow de O Mágico de Oz, de Jude Garland, com todos os vencedores subindo e se despedindo!

E assim foi a noite. E que comece as discussões sobre quais deveriam ter ganho, ou não, na opinião de vocês, caros leitores.

Melhor Filme »
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei
A Rede Social
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma
127 Horas

Melhor Direção »
Cisne Negro, Darren Aronofsky
O Vencedor, David O. Russell
O Discurso do Rei, Tom Hooper
A Rede Social, David Fincher
Bravura Indômita, Joel Coen and Ethan Coen

Melhor Ator »
Javier Bardem em Biutiful
Jeff Bridges em Bravura Indômita
Jesse Eisenberg em A Rede Social
Colin Firth em O Discurso do Rei
James Franco em 127 Horas

Melhor Atriz »
Annette Bening em Minhas Mães e Meu Pai
Nicole Kidman em Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence em Inverno da Alma
Natalie Portman em Cisne Negro
Michelle Williams em Namorados para Sempre

Melhor Ator Coadjuvante »
Christian Bale em O Vencedor
John Hawkes em Inverno da Alma
Jeremy Renner em The Town
Mark Ruffalo em Minhas Mães e Meu Pai
Geoffrey Rush em O Discurso do Rei

Melhor Atriz Coadjuvante »
Amy Adams em O Vencedor
Helena Bonham Carter em O Discurso do Rei
Melissa Leo em O Vencedor
Hailee Steinfeld em Bravura Indômita
Jacki Weaver em Reino Animal
Melhor Roteiro Original
Another Year
O Vencedor
A Origem
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei

Melhor Roteiro Adaptado »
127 Horas
A Rede Social
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma

Melhor Animação »
Como Treinar seu Dragão
O Ilusionista
Toy Story 3

Melhor Filme Estrangeiro »
Biutiful, Mexico
Dogtooth, Greece
In a Better World, Denmark
Incendies, Canada
Outside the Law (Hors-la-loi), Algeria

Melhor Documentário »
Exit through the Gift Shop, Banksy and Jaimie D’Cruz
Gasland, Josh Fox and Trish Adlesic
Inside Job, Charles Ferguson e Audrey Marrs
Restrepo, Tim Hetherington and Sebastian Junger
Lixo Extraordinário, Lucy Walker and Angus Aynsley

Melhor Direção de Arte »
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita

Melhor Fotografia »
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Figurino »
Alice no País das Maravilhas
I Am Love
O Discurso do Rei
A Tempestade
Bravura Indômita

Melhor Edição »
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Trilha Sonora »
Como Treinar seu Dragão
A Origem
O Discurso do Rei
127 Horas
A Rede Social

Melhor Canção »
Coming Home de Country Strong
I See the Light de Enrolados
If I Rise de 127 Horas
We Belong Together de Toy Story 3

Melhor Maquiagem »
Minha Versão para o Amor
Caminho da Liberdade
O Lobisomem

Melhores Efeitos Visuais »
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

Melhor Som »
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Edição de Som »
A Origem
Toy Story 3
Tron: O Legado
Bravura Indômita
Unstoppable

Melhor Curta Metragem »
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Curta de Animação »
Dia & Noite
The Gruffalo
Let’s Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage (Madagascar, a Journey Diary)

Melhor Documentário em Curta-Metragem »
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang


Efraim Fernandes - Cinema

Nenhum comentário: