health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Posição de Massa na Ferrari só depende dele


Por Leandrus

Felipe Massa já avisou: espera que a Ferrari não favoreça um piloto já nas primeiras etapas do campeonato. Embora tenha dito isso por achar que tal fato poderia impedir os dois pilotos da equipe de brigarem pelo título, é quase impossível não pensar que sua declaração mostra uma preocupação do brasileiro em ser preterido já no começo da temporada por Fernando Alonso, teoricamente numa posição superior dentro da escuderia devido ao seu excelente desempenho em 2010.

A preocupação de Massa é pertinente, já que um possível favorecimento ao espanhol poderia minar suas chances de recuperação em 2011. Porém, a situação parece bem clara: sua posição dentro da equipe depende dele mesmo. Depois de um 2010 pífio, em que cometeu muitos erros e esteve bem abaixo do seu potencial, ele precisa reagir. Se voltar a imprimir um ritmo competitivo, conseguir bons resultados e mostrar que é capaz de bater rivais e companheiro de equipe dentro da pista, certamente a Ferrari o deixará trabalhar em paz.

Talvez as lembranças do GP da Alemanha ecoem demais na sua cabeça. Em relação àquele dia, pode-se reclamar de tudo: que a Ferrari não agiu da melhor maneira e com o trato ideal, que as constantes reclamações de Alonso pelo rádio foram, no mínimo, inadequadas, que o espanhol é muito político, que a escolha por priorizar um dos pilotos foi feita cedo demais, e por aí vai. Certamente muitas dessas contestações eram e são verdadeiras.

Porém, aquele episódio é perfeito para retratar o que Felipe Massa não fez e deve mudar nessa temporada. Na época, Alonso, mesmo longe de sua tocada ideal, estava quase 30 pontos a frente de seu companheiro, que fazia uma temporada irregular e cometia mais erros do que o normal. Ora, a partir desses dados, a Ferrari julgou que não faria mais tanto sentido apostar em Felipe, já bem distante da liderança e em má forma. Pode ter sido uma decisão dura, ainda mais se lembrarmos que ainda restavam oito corridas para o fim do campeonato (isso para não citar a contestável opção pelo jogo de equipe). Porém, de certa forma, isso prova que, como já dito, a posição de um piloto dentro da equipe depende dele mesmo; e na ocasião, as más exibições de Massa foram determinantes para que fosse preterido bem cedo.

O que Massa deve fazer agora é aproveitar ao máximo os testes e se concentrar para fazer uma boa temporada. Com os novos pneus da Pirelli que parecem se adaptar melhor ao seu estilo, recuperado de um ano frustrante e muito disposto a dar a volta por cima, o brasileiro tem nova chance de brilhar na categoria. Porém, precisa provar à equipe que ainda merece a confiança de todos - coisa que só conseguirá se saindo muito bem na pista, de preferência se inspirando em 2008, quando esteve muito próximo de ser campeão.


Leandrus - Automobilismo

Nenhum comentário: