health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Taça Guanabara é título?


Por Wilson Hebert

É sempre complicado e fica parecendo teor de oportunismo, fazer esse questionamento logo após a respectiva final, com uma bela festa protagonizada por Ronaldinho Gaúcho e a galera do Mengão. Mas se levarmos em conta toda a história e o seu atual valor, a pergunta acaba ficando pertinente. Devemos encarar as decisões de turno de campeonato estadual como título?

O que não podemos nunca negar, é a tradição e a longínqua importância desses torneios, que já existiam naqueles tempos em que o futebol brasileiro sequer tinha um campeonato nacional decente. Até tinha competição, mas era disputado por poucas equipes, com algumas partidas, mas que tinham menos importância que as disputas “domésticas”, digamos assim. Roberto Gomes Pedrosa, Taça Brasil... Eram colocadas em segundo escalão na preferência do torcedor, vindo atrás do Campeonato Carioca, Campeonato Paulista, Campeonato Gaúcho, Campeonato Mineiro e por aí vai...

Mas, como estamos falando propriamente da Taça Guanabara, vamos nos aprofundar um pouco na sua história. Nos seus primeiros anos, ela valia muito mais do que um simples turno.

Criada em 1965, a Taça Guanabara era uma competição a parte, que servia para definir os representantes cariocas na Taça Brasil. Acontece que essa competição nacional, só existiu até 1968. Dada a importância que, de imediato, os torcedores do Rio de Janeiro deram ao torneio que levava o antigo nome da cidade, mesmo com o fim da Taça Brasil, a Guanabara continuou sendo disputada e ganhando cada vez mais tradição.

Somente em 1972, a Taça GB ganhou equivalência de primeiro turno do Cariocão. Especialmente em 1980 foi jogada de forma independente, após o Campeonato Brasileiro naquele ano, voltando a ser anexada como primeiro turno do Carioca em 1981, com as duas melhores equipes do primeiro turno decidindo o campeão de turno e primeiro finalista. Neste ano também foi criada a Taça Rio, referente ao segundo turno, de onde sairia o outro finalista do Estadual do Rio.

Em 94 e 95, a Guanabara ganhou novamente status além de um campeonato estadual. Nesses dois anos, após disputa do Cariocão, de fato, as duas melhores equipes fizeram a segunda fase do campeonato, que era justamente a decisão da Taça Guanabara. Em 1996 a GB tornou a valer como primeiro turno, até o dia de hoje.

O Flamengo é recordista de conquistas. Com a de hoje, são 19 troféus levantados. O Vasco tem 11, o Fluminense 8, o Botafogo 6, o América, o Americano e o Volta Redonda 1, cada.

Desvendados todos os mistérios de anos atrás da Taça Guanabara, a gente percebe que realmente existe muita tradição e importância. Deve sim ser comemorada, pois garante uma vaga num dos estaduais mais importantes do país, que é o Carioca. Imaginem a festa que não foi, internamente, para o América, o Americano e o Volta Redonda...

Mas no caso dos grandes cariocas, por mais que represente bastante, não deve ser encarado propriamente como um título. Time grande não pode viver de turno de estadual, haja vista que eles entram na temporada para ganhar títulos nacionais, internacionais etc.

Mas essa é a opinião do FV. Nós queremos saber de você, leitor, sendo ou não carioca. No seu entendimento, após ter lido aqui neste post o histórico da Taça Guanabara, você concorda que as equipes encarem esta como um título?

Wilson Hebert – Assuntos gerais

Nenhum comentário: