health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

FV entrevista Leandrus, colunista de F1


Por Wilson Hebert

Uma paixão nacional e internacional. Quando o assunto é automobilsimo, não há como negar que sua principal categoria seja a Fórmula 1. E isso vem de longa data. Existe toda uma história envolta a esse capítulo a parte do esporte. Lados positivos, saudosos e até de boas recordações para nós brasileiros, como lados negativos também. Enfim... Nosso país é completamente inserido nessa modalidade que arrasta multidões em várias partes do mundo.

Como um blog que se auto-rotula como sendo de variedades, tal assunto não poderia continuar ficando de fora das pautas semanais de postagens. Sendo assim, é com muito prazer que trazemos essa entrevista com nosso novo colunista, Leandrus (que aparece na foto ao lado do ex-jogador Fábio Luciano), um flamenguista apaixonado por Fórmula 1, que promete nos manter informado com textos semanais, não deixando de lado a análise e a opinião. Saiba um pouco mais sobre o novo companheiro do FV.

FV: Porque você resolveu criar o Blog do Leandrus e porque resolveu parar com ele?

Leandrus: Criei o blog justamente para poder compartilhar idéias que tinha sobre esportes. Eu não tinha com quem ficar conversando sobre f-1 e futebol, e uma das únicas maneiras que encontrei para fazer isso foi criando um espaço para publicar textos e comentando textos de outros. Tive de parar quando percebi que isso estava atrapalhando meus estudos: eu não tinha mais tempo nem pique para ficar escrevendo umas três ou quatro vezes por semana e ainda ficar comentando no blog dos outros.

FV: E por falar em estudo, você fazia faculdade de Letras. Porque a escolha por essa profissão?

Leandrus: Bom, eu não tinha a mínima idéia do que fazer na época em que estava prestando vestibular. Eu nunca havia parado para pensar que faculdade cursar, apenas tinha o pensamento de cursar algo um dia. Como em algum momento dessa época de indecisão me pareceu atraente a idéia de trabalhar com revisão ou tradução, eu decidi cursar Letras - mas sempre tendo em mente que não queria ser professor.

FV: E como está a sua situação hoje? Você já se formou? Está exercendo a profissão?

Leandrus: Eu me formei, e até fiz toda a licenciatura - na UFRJ, pelo menos quando entrei, não era obrigatório cursar a licenciatura, apenas o bacharelado. Porém, não quis seguir na profissão: chegou uma época em que percebi que meus pensamentos já estavam distantes da área de tradução/revisão e que não gostaria mesmo de lecionar. Já estava pensando em prestar concursos públicos, então apenas terminei a faculdade e agora me dedico a esses estudos.

FV: E você já tem algum concurso em vista no qual exista, da sua parte, um estudo especifico mais concentrado?

Leandrus: Os meus estudos estão direcionados para a área fiscal, mais especificamente o ICMS-RJ, porque, a princípio, não gostaria de sair do Estado. O edital desse concurso acabou de sair. Porém, devido ao nível de dificuldade da prova e ao andamento dos meus estudos, não deverá ser dessa vez que deverei passar - a prova realmente é muito cascuda!

Mas tem uma coisa. Uma vez eu li que estudo para concursos é como uma preparação para as Olimpíadas: você está focado na competição principal, mas se aparecerem outras interessantes no caminho, você encara. Então, mesmo estando focado no ICMS-RJ, também fico de olho em outros concursos com editais parecidos. Se eu sentir que eu posso encarar tal prova e me sentir preparado para isso, eu mudo o foco por algum tempo.

FV: O seu tema no Futebol & Variedades é Fórmula 1. Você poderia comentar pros nossos leitores como surgiu sua paixão por este esporte e qual a sua equipe e pilotos favoritos?

Leandrus: Bom, como muitas pessoas da minha idade (23), meus pais adoravam Ayrton Senna. Como eles sempre viam as corridas, eu acabava assistindo também, até mesmo aquelas de madrugada. Quando ele morreu, eles pararam de acompanhar a categoria, mas para tormento da minha mãe, que odiava lembrar do acidente, eu continuava vendo as provas. Porém, com o tempo, fui perdendo um pouco do interesse, embora vez ou outra assistisse algumas corridas.

Só que em 2007 eu acabei voltando a assistir as corridas alucinadamente, e em pouco tempo havia virado um viciado não só em F1, mas em automobilismo - tanto que meu primeiro blog surgiu nesse turbilhão de idéias. E depois disso foi um caminho sem volta.

Entre meus pilotos favoritos, estão Senna, Hamilton, Kubica, Barrichello e Andrea de Cesaris - esse é um piloto alternativo e muito curioso dos anos 80. Torço pela Toro Rosso, a dupla Vettel e Bourdais de 2008, que nunca será esquecida por mim, e também tenho simpatia pela Jordan e outras bizarras do passado como a Dallara.

FV: Agora pra encerrar a entrevista... Gostaria que você nos falasse qual o outro blog que você também é colunista e como você vê essa possibilidade de voltar a escrever sobre Formula 1, sendo no Futebol & Variedades?

Leandrus: Durante o meu período sabático, no ano passado, fui convidado pelo Daniel Leite para escrever no Ortodoxo & Moderno, blog especializado em futebol inglês. Como consegui encaixar tal atividade dentro da rotina de estudos, aceitei o convite. O Daniel saiu para escrever sobre o mesmo assunto para o IG, mas eu mantenho o blog com o Thiago Ienco - com algumas dificuldades devido ao tempo escasso, mas enfim, conseguimos.

Quanto à possibilidade de escrever para o Futebol & Variedades, um dos grandes motivos para aceitar o convite foi a saudade que tinha de escrever sobre F1. Quero só fazer o mesmo que fazia no meu blog anterior - compartilhar minhas idéias sobre a categoria - e espero não tomar uma chamada do chefe por escrever alguma besteira (risos).

Wilson Hebert - Assuntos gerais

Nenhum comentário: