health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Blogosfera na África: Honduras


Ao pronunciarmos o nome de Honduras, um mais desavisado pode imaginar se tratar de um país sem nada a acrescentar e uma seleção de futebol igualmente inútil. Ledo engano. Tanto na política como no futebol, existem episódios relacionados ao Brasil a serem lembrados.

Recentemente, mais precisamente no ano passado, o até então presidente hondurenho, Miguel Zelaya, havia sido “deposto” do cargo de presidente após uma tentativa de golpe militar no país. Após ter sua prisão decretada em Honduras, fato em que várias nações foram contra, como Estados Unidos e Brasil, ele veio passar um tempo em terras brasileiras.

O outro acontecimento, bem menos cordial, já no futebol, foi na Copa América de 2001 quando nossos vizinhos argentinos desistiram da disputa. Em seu lugar, tivemos a Honduras como participante. E eles foram de certa forma, surpreendentemente bem, pois conseguiram terminar a competição num honroso terceiro lugar. A parte nem tão interessante, foi que no caminho deles apareceu a Seleção Brasileira... Que eles eliminaram sem dó nem piedade.

Agora eles já conseguiram outro feito para se orgulharem: a primeira classificação para uma Copa do Mundo. Tudo começou na segunda etapa das Eliminatórias da Concacaf, quando tiveram pela frente um confronto contra a seleção de Porto Rico. O primeiro jogo foi vencido por La Ache (ou La H) por 4x0, em casa. No jogo de volta, em território porto-riquenho, empate em 2x2 e classificação hondurenha.

Já na terceira fase, Honduras freqüentou o grupo 2, que também tinha as seleções do México, da Jamaica e do Canadá. E a seleção azul e branca da América Central surpreendeu a todos ao garantir a liderança com 12 pontos, superando até mesmo os mexicanos, grande favorito da chave que terminaram com 10.

Na fase final, que reuniu Honduras, EUA, México, Costa Rica, El Salvador e Trinidad e Tobago, onde todos se enfrentaram em turno e returno por uma das três vagas diretas ou a quarta vaga, que é a da repescagem, os hondurenhos se garantiram em terceiro com 16 pontos, selando assim o que se transformou na primeira classificação para uma Copa do Mundo.

Na Copa Ouro do ano passado, La H ficou no grupo B que também contava com EUA, Granada e Haiti. Perdendo apenas para os americanos e vencendo os outros dois adversários, os azuis e brancos passaram para as quartas-de-final em segundo da chave.

Foi aí que veio o Canadá pela frente. Jogo difícil para as duas seleções, mas que Honduras levou a melhor ao vencer por 1x0 com gol de Martínez. Já na semifinal, mais uma vez os EUA pela frente. Apesar dos hondurenhos sonharem com a revanche, não teve jeito, mais uma derrota (2x0) e dessa vez, a eliminação.

Abaixo os três jogos da primeira fase na Copa:

16/06, às 08h30 – Honduras x Chile [Nelspruit]
21/06, às 15h30 – Espanha x Honduras [Johanesburgo]
25/06, às 15h30 - Suíça x Honduras [Bloemfontein]

O time base de Honduras joga no 4-4-2 e sua escalação base deve ser: Valladares; Sabillón, Chávez, Maynor Figueroa e Izaguirre; De León, W. Palácios, Guevara e Alvarez; Pavón e Suazo. Tec.: Reinaldo Rueda.

Apesar de não ser um time tão fraco como muitos podem imaginar, não deve conseguir fazer frente nem ao Chile, o que dirá a Espanha.

Abaixo a foto com as duas camisas de Honduras:


Chegada em solo africano com otimismo

O desembarque hondurenho no país da Copa aconteceu nessa quarta-feira, às 5h50 (horário de Brasília) e foi acompanhada por cerca de 30 torcedores, que não puderam ver os jogadores de seu país, pois a delegação saiu por outro setor.

E o craque desse time, o atacante David Suazo, atleta do Genoa da Itália, expressou a confiança do time:

"Estamos trabalhando para fazer bem as coisas".


Os demais jogadores eram somente sorrisos e palavras de otimismo e pensamento positivo. Apesar de duas seleções mais fortes no grupo, eles acreditam no sucesso da equipe.

Clique aqui e leia mais curiosidades de Honduras no blog Fut F-1

Abaixo vídeo com lances da seleção hondurenha

Um comentário:

Gigante Colorado disse...

Olá!!! Eu adorei o blog, viu???
Super bem organizado! Parabens!
Estou seguindo!!! :D

Afim de parceria???
Se quiser, passa lá no Gigante Colorado!!!

Beijooo da Colorada!!! :D