health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

O plano B não deu


Primeiro de tudo é preciso diferenciar, de forma crucial, os jogos da Seleção Brasileira contra Coréia do Norte e Portugal (oportunidades aonde vimos a dificuldade de se atacar contra defesas bem postadas). Todo mundo andou dizendo (na verdade o pessoal da transmissão da TV Globo: Galvão, Júnior, Casagrande...) que foi a amostra que o Brasil não consegue “arrombar portas bem trancadas”, ou seja, não fura o bloqueio.

No primeiro jogo da Copa do Mundo teve toda a situação de ser uma estréia e tal, que não é fator fundamental, mas é relevante. Mas o mais importante, é que enfrentávamos uma equipe que apenas não queria tomar gol. Pros norte-coreanos o 0x0 seria goleada (talvez os comunistas do governo até resolvessem sorrir em público).

Agora, no jogo dessa sexta, contra Portugal, o que estava em jogo era a liderança do grupo. Ops, quem mesmo que estava lutando por ela? Pois é, os portugueses... Ou seja, o fato dos brasileiros não terem conseguindo agredir tanto a defesa lusa – principalmente no segundo tempo – é bem relevante, porque a verdade é que não precisávamos. Ou os jogadores não queriam tanto, deixando a partida, na reta final, numa burocracia danada.

Todavia, o que não pode ser ignorado é o quão mal estavam os comandados de Dunga em campo. Julio Baptista não chegou à África do Sul ainda. E ele é o substituto de Kaká, que estava suspenso e se ausentou da partida, suspendendo todo o poder ofensivo do time. Aí sim cabe a crítica. Não foi simplesmente não atravessar a zaga de Portugal. Foi ter visto que o plano B, na falta do craque evangélico, foi por água abaixo no primeiro teste pra valer.

É aconselhável que continue arriscando tal alternativa? Talvez. Mas é importante ter em mente que agora é mata-mata. Um erro pode ser fatal. Pode colocar em cheque todo o trabalho do treinador brasileiro, que até o momento vem perto da perfeição.

2 comentários:

Impasse Livre disse...

Fala WH. Acho que por ser um jogo atipico de brasil classificado até, as cirscuntâncias foram favoráveis. veja só: jogamos contra um dos times tidos como "top" e fomos bem , sem sustos. Estavamos sem três: Kaká, que não vem muito bem, Robinho que é uma baita ausência e o cerébro do meio, isso mesmo, Elano, que está "voando baixo". È ele o elo na ligação com os laterais, ataque e defesa, e est´´a muito entrosado com o maicon. Sua ausência, para mim, é disparada a mais sentida. E nem assim fomos dominados. Apenas parte do segundo tempo Portugal fez algo, mas sem assombrar ninguém. E um detlahe: como a globo evitopu dar cortes nas imagens para o Dunga.; pararam de comentar seus trajes, seus gestos, focaram dez vezes mais ao Carlos Queiroz...repare bem! estou com Dunga e contra os pessimistas de plantão, um aviso: o Brasil vai chegar lá. Seremos na pior das hipóteses semifinalistas! Abs, Leandro

P.s: cara tô precisando de um contato de agente de publicidade para venda na rádio. voc~e conhece alguém?

Douglas Nacif disse...

Fala Wilson,

Tudo bem com você?

Participo da comunidade blogs futebol clube no orkut. Alias, tempão que não entro no orkut! kkkkkk

Vim até aqui para avisar, que se estiver afim de troca de links, é só visitar o Papo de Buteco e deixar um comentário mencionando a troca, prontamente irei colocar o link de vocês...

Um forte abraço,

Douglas Nacif.