health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Polêmicas a parte, brasileiros apimentam o Campeonato Italiano



Um balanço Por Jorge Nunes Chagas


Estou espantado com o que está acontecendo com muitos dos brasileiros que integram este Campeonato Italiano. Não queria começar assim o meu Post, mas me vejo obrigado a fazê-lo devido a uma situação, que é vista por todos os jornalistas de forma unânime. O que está havendo com os brasileiros?!

A começar pela saída de cinco jogadores: Júlio Baptista e Cicinho, ambos Ex-Romanos para os espanhóis Málaga e Villarreal respectivamente. Mancini, Diego Cavalieri e Ronaldinho Gaúcho voltam para o Brasil. Inconstantes em seus clubes, decidem se transferir em busca de projeção, regularidade e por que não? Seleção brasileira. O único, que está em situação inversa é o santista Zé Eduardo, também conhecido com Zé Love que está vindo para o Genoa.

O goleiro Júlio César da Inter, e o atacante Adriano do Roma, sofreram lesões e só voltam em Fevereiro. O ítalo-brasileiro Amauri está muito mal na Juventus e anda sendo contestado.

O volante Felipe Melo, também da Juventus, que foi expulso na Copa do Mundo de forma bisonha pisando no holandês Wesley Sneijder, repetiu o feito no campeonato italiano e está suspenso, mas retorna logo (Este, particularmente, não tem cabeça para jogar futebol).




E pra fechar, neste domingo (23/01) o zagueiro André Dias, ex-São Paulo, foi o destaque negativo da sua equipe, a Lazio, na derrota de 3 a 1 para o Bologna, em jogo válido pela 21ª rodada do Calcio. O zagueiro foi expulso por entrada criminosa no jogador Gaston do Bologna e por dar um tapa num jogador que saiu do banco de reservas para protestar.





Pela madrugada... Tá esquisito a situação dos brasileiros, não?! Acho que todos estes citados precisarão de uma oração forte para se libertarem! Na opinião de jornalistas italianos, os brasileiros tradicionalmente costumam dar mais problemas do que um argentino por exemplo. Acho que isto, juntando talento e badalação, são alguns fatores que podem explicar um pouco sobre tudo isto que se passa com nossos compatriotas. Bem, depois desse banho de água fria, vou tentar animar este Post, abordando os destaques do campeonato italiano, entre eles alguns brasileiros, é claro.

Pra começar pelo ex-São Paulino Hernanes, da Lazio (4º) que passou a atuar mais avançado como criador de jogadas, pela sua qualidade e bom chute de fora da área. Ele, que inclusive, assumiu a condição de responsável pelas cobranças de bolas paradas do time. Infelizmente ele não foi capaz de ajudar seu time neste último jogo contra o Bologna.

No lado do Bologna (9º), tem o vice-artilheiro do campeonato, o italiano Marco Di Vaio, com 12 gols, que passou por clubes como Juventus, Valência e Mônaco. Confesso que estou muito feliz - ele que passou pela seleção italiana em 2004 – do atacante voltar a se destacar, ele que está com 34 anos.



Já o artilheiro do campeonato, é o perigosíssimo atacante Antonio Di Natale da Udinese (8º), que tem feito gol de tudo quanto é jeito. Tanto em jogadas de movimento, quanto de cobranças de falta, um de seus grandes fundamentos. Espero que ele mereça a titularidade da sua seleção nacional, que está cheio de atacantes incompetentes como Borrielo (Roma), Luca Toni (contundido), Vincenzo Iaquinta e Del Piero (todos do Juventus), com exceção de Alberto Gilardino (Fiorentina), que fez muito bem em sair do Milan e está bem na Fiori.


O Roma (3º) dos brasileiros Juan, Taddei, Fábio Simplício e dos goleiros Júlio Sérgio e Doni estão muito bem. O zagueiro Juan, Ex-Flamengo, é intocável na posição, assim como Fábio Simplício, que está aparecendo muito ultimamente. O meia, revelado no tricolor paulista, passou por Parma, Palermo e está tendo um papel fundamental no meio campo do time romano. O italiano Francesco Totti enfim voltou a jogar e fez gol neste domingo contra o Cagliari (11º) vencendo por 3 a 0.




Na Inter de Milão (5º) tem jogadores em evidência. O volante brasileiro Thiago Motta, que chegou sem muita expectativa, passando por clubes como Genoa e Barçelona, atualmente é o titular do meio-campo. O zagueiro Lúcio e o lateral-direito Maicon estão sempre agradando, tanto que ganharam na última premiação da FIFA como os melhores em suas posições. Pena o time do técnico Leonardo, invicto a seis jogos, desde que começou a comandar a equipe, perder sua invencibilidade para a Udinese (8º) por 3 a 1 na manhã deste domingo.


Apesar disto, não posso deixar de enaltecer o camaronês Samuel Eto’o pelo conjunto da obra. Ele que está arrebentando desde a conquista do Mundial Interclubes, é o responsável direto pelos gols da Internazionale, mais até do que o argentino Diego Milito. A Inter de Milão está procurando se recuperar no campeonato, pois está na modesta quinta colocação com 35 pontos, o que para uma equipe que ganhou tudo no ano passado, é muito pouco.

A Juventus (6º), desde a saída do brasileiro Diego para o Wolfsburg-ALE, parece que perdeu o brilho. Apesar de ter em seu elenco bons jogadores como o arqueiro Buffon, Simone Pepe, Chiellini, Marchisio e Del Piero, eles não foram capazes de sair de um empate xoxo com a Sampdoria por 0 a 0.

E o Napoli hein?! Reassume a segunda colocação no campeonato italiano e com méritos. Time tradicional em que passaram Diego Maradona, Careca e Edmundo, tem no time um jogo homogêneo e de toque de bola. A dupla de ataque formada pelo argentino Ezequiel Lavezzi e pelo uruguaio Edinson Cavani, (que esteve na última Copa do Mundo pelo Uruguai) juntamente com o eslovaco Marek Hamsik, são os protagonistas da equipe.

E como não podia faltar, o líder Milan bateu nesta noite o Cesena (18º), ex-time do goleiro Cavalieri, por 2 a 0, com um gol contra do zagueiro Pellegrino e um gol legal de Ibrahimovic para os rossoneros.

A dupla de ataque formada pelo brasileiro Robinho e pelo sueco Zlatan Ibrahimovic está sensacional! Quando um não faz gol, virão garçons, servindo um ao outro para fazê-los. Desde que saiu do Manchester City, Robinho se encontrou no Milan e está em plena forma, caindo pelos lados, driblando (sim, driblando!) invertendo o jogo e concluindo para as redes com muita eficácia, assim como Ibrahimovic, que atua como pivô muitas vezes, costuma ser o atacante de referência, mas também tem como característica cair pelos lados do campo, resultando num ataque de estrema movimentação confundindo os adversários.

Curiosamente, o zagueiro Thiago Silva, ex-fluminense, atuou no meio de campo nesta noite, no lugar do contundido Gattuso e executou bem o papel. Ele que está firme como titular na zaga, pela sua habilidade, foi adiantado para o meio neste último jogo e deu ótimos passes.

O atacante italiano Antonio Cassano, depois de rodar por Roma, Real Madrid e Sampdória, é a recente contratação do time milanês no lugar de Ronaldinho. O avançado de 28 anos, tem entrado aos poucos no time, geralmente no segundo tempo, além de ter a simpatia da torcida. Neste jogo contra o Cesena esteve como titular e jogou bem, mas foi substituído no segundo tempo pelo brasileiro Alexandre Pato, que nada fez. Pato está voltando devagar devido à última contusão que teve, mas acredito que deve voltar a jogar bem em breve.





O Milan (1º) está na liderança com 44 pontos, e está sendo perseguido por Napoli (2º) com 40, Roma (4º) 38 pontos e Lazio (5º) com 37. Inter de Milão (6º) e Juventus (7º) estão com 35 pontos cada e lutam por uma colocação na UEFA Champions League. Se o rubro negro continuar assim, acho difícil alguém tirar o título. De qualquer forma, tem muita lenha pra queimar este interessante Campeonato Italiano.


Por Jorge Nunes Chagas – Assuntos Gerais

Nenhum comentário: