health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

FV indica o novo site ‘Pensando Futebol’


Por Wilson Hebert

Quando se fala em futebol na internet, várias interpretações podem ser feitas. Podemos esperar muita coisa. Trata-se de uma mídia de mil e uma utilidades, funções, afazeres, atribuições. Uma delas, a de pura e simplesmente informar, parece já estar sufocada, tantos são os sites, portais e blogs noticiosos.

Já outra tão relevante quanto, parece perdida. Endereços virtuais oferecendo opinião sobre o principal esporte comentado no país temos aos montes. Mas a homogeneidade também é grande. E quando aparece algo que se propõe ser diferente, que desde seu primeiro minuto denota um ar de destaque, é nossa obrigação reverenciar e indicar ao nosso prezado leitor.

Leia abaixo a carta-lançamento do site ‘Pensando Futebol’.

Por Daniel Junior

Presunção. Quando se fala de futebol todos somos presunçosos. Quem ama o esporte bretão e já viu pelo menos uns 100 jogos nos últimos 20 anos pode se candidatar para falar sobre seu time preferido. Se for mais ousado, sobre seus ‘maiores rivais’. Agora, se realmente estiver a fim de arranjar confusão (da boa) inventa um blog, coloca seus textos ao crivo dos leitores mais apaixonados (e outros predicados) e diariamente faz seu jornal com suas notícias, opiniões e porque não, verdades.

A intenção do Pensando Futebol é, sem qualquer falsa modéstia, olhar para o esporte preferido dos brasileiros com menos conservadorismo, tradição. Respeitamos a pruma jornalística que se estendeu sobre os gramados e reconhecemos que o perfil do jornalista esportivo mudou muito. Ele é melhor informado. Por prazer, querer e cobrança. O jornalista esportivo, inclusive, não precisa ser jornalista…

Queremos apresentar aos nossos leitores uma visão ampla e amadora (no bom sentido da palavra) de apaixonados por futebol e a paixão pode ser declarada de várias formas. Pode mostrar as flores dos talentos brasileiros de um celeiro que parece ser infindável. Ou mostrar os espinhos e a frieza da organização-mor do futebol tupiniquim que fecha ouvidos e olhos para as críticas que os setores da sociedade fazem quanto a demora na organização para Copa de 2014.

Pode ser aquele amante à moda antiga, daqueles que se emociona mediante um drible de Messi em cima de adversários calibrados (e outros nem tanto). Mas também pode se personificar com poemas frios e góticos sobre o estado dos estádios, falta de estrutura dos clubes de grandes portes, a falta de ética no futebol (de maneira geral), a festa do dinheiro privado e público em uma simbiose estranha e pouco esclarecida…

O apaixonado só não abre mão da paixão. De ser verdadeiro (sob sua própria consciência) e multipluralizar seus pensamentos, conceitos, opiniões. Mesmo que paixão seja vendida quase como cegueira, nossas limitações ficarão explícitas apenas na evidente restrição de conhecimento que temos sobre fatos. Nos nossos textos estão nossos beijos. Nos nossos desejos, nossa prontidão.

Desde já o Pensando Futebol quer pensar com o coração e sentir com a mente. Deixando nossos leitores à vontade, inclusive para fazerem o mesmo.

Vamos começar?


Daniel Junior – Reportagem especial

Nenhum comentário: