health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Brasileiro – Destaque para possíveis confrontos na Copa do Brasil


Por Wilson Hebert

Temporada começando pra valer 1 – Esse é o momento em que os grandes clubes brasileiros deixam de fazer ‘jogos comuns’ (contra pequenos no Estadual, Copa do Brasil e Libertadores) para protagonizarem briga de gente grande, em partidas que valham algo. As famosas ‘fases decisivas’, também conhecidas como ‘a parte que interessa num campeonato de mata-mata’.

Na edição passada do Resenhas do Fut. Brasileiro, falamos da possibilidade de haver Flamengo x Coxa – os invictos – na semifinal da Copa do Brasil. Nesta edição vamos abranger essas hipóteses e traçarmos justamente aqueles confrontos que aparecem entre os mais esperados da competição.

Coritiba x Palmeiras

Esse confronto está quase certo de acontecer. O Coxa praticamente garantiu sua classificação ao bater o Caxias por 4x0. Já o Verdão venceu o Santo Andre e, com a evolução que vem mostrando, principalmente no setor defensivo, dificilmente levará gols a ponto de deixar essa classificação escapar.

Tal confronto já pode acontecer na próxima fase. E aí sim, ao invicto do Sul do país, poderíamos dizer que sua invencibilidade seria posta a prova, de verdade. Se o Coritiba elimina o Palmeiras, sobretudo sem perder qualquer um dos dois jogos, embala de vez.

Vasco x Atlético-PR

Esse confronto seria interessante por colocar frente a frente duas equipes com campanhas irregulares em 2011. Ah, mas o Furacão por pouco não ganha o Campeonato Paranaense (que tem o Coritiba praticamente como campeão)... Acontece que numa disputa onde, de dois times, só um pode ser campeão, aquele que fica com o vice é o verdadeiro derrotado. Sem contar que pouquíssimo tempo após a volta de Geninho para a Arena da Baixada, o técnico que conquistou o título mais importante da história do clube, ele acabou sendo demitido, mesmo fazendo o possível dentro das suas limitações. Essa ação designou que as coisas não andam nada bem.

Já no lado do Vasco, que começou o ano MUITO mal, o trem bala da Colina ligou o turbo jato. Como já venho dizendo, me impressiona o tanto que esse time se superou com a chegada de Ricardo Gomes. Mas é bem verdade que a exemplo do Coritiba (embora já tenha enfrentado os grandes do Rio), ainda não deu uma demonstração de superioridade frente a um gigante do futebol brasileiro. Caso vença e convença contra o CAP, que jogaria a vida nesse possível confronto, daria pra dar mais moral aos cruzmaltinos.

Botafogo x São Paulo

Na verdade estamos colocando esse confronto porque a tabela – ainda – indica essa possibilidade. Mas cá pra nós, com esse elencozinho medíocre do Botafogo (coitado do Caio Junior...) somado ao PÉSSIMO resultado de 2x2 no Engenhão contra o Avaí pelo jogo de ida, é capaz do alvinegro ser eliminado antes de encontrar o tricolor paulista. Mas também se o Bota reverter a situação lá na Ressacada (espero que o técnico alvinegro aposte na molecada...), o São Paulo que se cuide .

E não temos muito o que comentar do Sampa. O time está bem e levará ligeiro favoritismo caso pegue o preto e branco do Rio.

Semifinais

Ai o bicho pode pegar de verdade (rezando para termos jogos ainda melhores do que nas quartas).

Flamengo x Coritiba

Podemos ter uma semifinal de arrepiar nessa Copa do Brasil. Como já dissemos no Resenhas Bra. passado, seriam os dois invictos que restam no ano se digladiando por uma vaga na final. De um lado Ronaldinho Gaucho, Thiago Neves e tudo que o Flamengo tem direito. Do outro, o Coxa, sem estrelas, sem nomes conhecidos, mas que chegaria com a credencial de ter eliminado o Palmeiras de Felipão. Não seria nada mal...

Flamengo x Palmeiras

Caso o alviverde paranaense caia para o alviverde paulista, aí teremos um clássico nacional que já decidiu até título internacional. Com todo respeito aos demais times, seria uma semifinal digna de Copa do Brasil. Tudo bem que a competição é democrática por trazer time de todos os lugares e lugarejos. Mas na hora da decisão o público merece os melhores.

Esse confronto seria deveras interessante e uma vitória, para qualquer que fosse a representação, daria uma tranqüilidade incrível ao vitorioso por ter passado por cima de um adversário, ao mesmo tempo, diferente na temporada e forte.

Vasco x Botafogo

O futebol do Rio de Janeiro agradeceria, e muito, se pudesse se dar ao luxo de ter uma semifinal carioca numa competição nacional. Marcaria bem o crescimento que o futebol da Cidade Maravilhosa vem atingindo nos últimos anos. Mas também, a chance de isso acontecer não é grande, pois no meio desse caminho tem, como dissemos, o São Paulo...

São Paulo x Vasco

Com todo respeito ao Botafogo. Esse confronto é bem mais provável. E imaginem só se ele acontecer com Flamengo x Palmeiras na outra chave... Daria para nos recordamos dos tempos em que o Campeonato Brasileiro tinha o tal do mata-mata. Os saudosistas matariam as saudades. E os admiradores dos pontos corridos arrumariam um jeito para curtir a emoção de ver clubes gigantes se matando por uma vaga na final, sem que ninguém visse.

Final

Vamos deixar pra falar disso mais na frente. O que importa é que a temporada está quase começando. Já não era sem tempo.

********

Falcão no Internacional – Primeiro: a Globo perdeu seu melhor comentarista na opinião deste que vos escreve. Segundo: ele começou bem. Tem mesmo que pensar em atacar. Só que agora ele é técnico. Não adianta falar bonito. Tem que ajeitar a defesa também. Não precisa ser tarado em se defender como seu antecessor, mas também não pode ser desequilibrado como o Leonardo, na Inter de Milão, por exemplo.

********

Essa edição do Resenhas do Futebol Brasileiro foi um oferecimento as Organizações Globo Ocular! Enxergando (ou tentando enxergar) uma emoção no futebol brasileiro.

Wilson Hebert – Assuntos gerais
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Nenhum comentário: