health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Cadê o Vasco?


Por Wilson Hebert

O Flamengo trouxe Ronaldinho Gaúcho. O Fluminense é o campeão brasileiro, manteve todos os seus destaques e ainda se reforçou. O Botafogo trouxe alguns reforços, permanece com a espinha dorsal do ano passando, brindando a torcida com a continuação dos ídolos de 2010 no time. O América - sim, até o Mequinha tem notícia – trouxe o Thiago Coimbra, filho de Zico e sobrinho de Edu Coimbra, um dos maiores ídolos americanos, além de também contar com Felipe Adão no elenco, filho do memorável Claudio Adão.

Lendo essas informações, a gente pensa que o Campeonato Carioca 2011 promete muitas emoções. Mas tem alguma coisa de errado. Cadê o Vasco? Ah, o Gigante da Colina manteve o Felipe e o Carlos Alberto... Mas o que esses dois fizeram em 2010 para a torcida comemorar a permanência deles? Ou melhor, o que o Vasco faz para animar sua torcida?

É perfeitamente compreensível que o clube passe por um momento complicado. Todo mundo sabe que o Vasco da Gama foi presidido durante um bom tempo por uma pessoa extremamente autoritária, arrogante e que, sobretudo, usava de práticas questionáveis. Desde o trato com a imprensa, passando pela ocultação de importantes informações como o balanço financeiro do clube, terminando em atos vergonhosos como na final da João Havelange 2000. Primeiro a total falta de cuidado com a torcida na queda do alambrado em São Januário. Depois, com a exibição do SBT na camisa (graças a uma birrinha com a Globo) durante partida transferida para o Maracanã.

Um fato comemorado recentemente foi a vitória – depois de um bom tempo – de Roberto Dinamite nas eleições. Com novo presidente, era sabido que a situação seria complicada, pois ali se iniciaria um processo de recuperação da marca Clube de Regatas Vasco da Gama. Ao que tudo indica, isso, de fato, aconteceu. Muitos erros do passado não estão se repetindo. Acontece que é preciso mais. Onde estão os acertos?

Às vezes me imagino como exagerado, fazendo uma cobrança desmedida. Talvez o Roberto Dinamite não tenha tido tanto tempo para fazer do Vasco um campeão nacional como fora em outrora. Mas ai eu tenho a certeza que pelo menos o clube e seu presidente deveriam estar apresentando alguma evolução para todos nós. E ate agora nada.

Criticar a derrota do time na primeira partida do ano beira ao ridículo. Esse acidente pode acontecer com qualquer um. Mas é completamente pertinente pedir explicações para a forma como o time se portou em campo. Nem parece que os jogadores fizeram uma pré-temporada. Jogaram em ritmo de partida beneficente de véspera de ano novo. Essa preguiça é algo que não pode acontecer.

No meio do ano haverá eleições. Se até lá o Senhor Dinamite não demonstrar pelo menos pulso para resolver alguns problemas, o conselho pode demonstrar pulso para mudar algumas situações (ou oposições)...

Wilson Hebert – Assuntos gerais

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente observação!

Cadu Epifânio disse...

Wilson, como se não fosse praxe sua o texto está primoroso, parabéns. Sou vascaíno e fico sem entender tais atitudes da diretoria, Eletrobras e BMG chegaram sem contar as demais fontes de renda do clube e nada de reforços de peso ou ao menos um melhorias dentro da estrutura da sede social, enfim. Sabemos que o momento é de parcimônia pois a situação do Vasco, assim como dos demais clubes, é crítica...mas de fato precisamos ir adiante. Avante Vascão...e mais uma vez, parabéns Wilson