health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

A Convergência Social, conseqüência das novas tecnologias


Por Thaynan Mendes

Oi, gente!

Bem, hoje eu estou aqui para falar com vocês sobre um assunto que está presente na vida de todos nós: a Convergência Tecnológica Digital.

Pois é... Ao mesmo tempo em que tudo aconteceu muito rápido, o processo foi sendo introduzido aos poucos para poder acoplar a todos nós. Tudo bem que as novas tecnologias da informação ainda não conseguem abranger todo o nosso país. Mas você que está lendo esse texto, certamente está inserido no processo.

A Convergência Tecnológica Digital é um fato concreto e existente na nossa sociedade. A cibercultura mudou a nossa maneira de agir, de nos comportar, uma vez que vivenciamos a "nova era" tecnológica, que nos "prendemos" a elas, firmando-se como um processo irreversível. E a tendência é que, quem já está incluído digitalmente, permaneça e cresça dentro do processo. E quem ainda não está incluído digitalmente, que possa incluir-se.

As tecnologias da informação reordenam a relação tempo x espaço, pois quando surge um novo meio de comunicação, a cultura da sociedade também é modificada, já que agora as pessoas vão ter que se relacionar com esse novo meio. Por exemplo: Quando o cinema surgiu, o teatro não desapareceu, mas agora a sociedade teve que acostumar-se com esse novo meio.

Mais tarde quando a TV chegou ao Brasil, a população que estava habituada a receber as informações pelo rádio, deparou-se com esse novo meio informativo... Com isso a cultura da população foi se modificando, já que sempre encontramos novos meio de comunicação, e temos que lidar com eles.

Acredito que o que difere as novas tecnologias (que englobam todos esses aparelhos que hoje são essenciais em nossas vidas como os notebook's, os iPhone's, os iPod's, os smartphones e os blackberry’s) da atualidade com as de tempos passados, é a INTERATIVIDADE proporcionada por esses meios! Isso torna a internet única e especial frente aos outros meios de comunicação.

A verdade é que todos nós gostamos de personalizar, deixar a "nossa marca" em tudo aquilo que vamos fazer. Também gostamos de visibilidade e atenção! Gente, alguém discorda que o Twitter é, na verdade, um espaço que as pessoas encontraram para narrar tudo aquilo que estão fazendo?

Ok, sei que tem muita gente que utiliza a ferramenta para postar notícias, informar-se, divertir-se e por outros inúmeros motivos! Sei disso, e concordo. Mas que o Twitter também é uma prato cheio pra quem gosta de atenção... ah, isso é fato! Afinal, é só você escrever algo do tipo: "Estou doente" ou "Briguei com o meu namorado" que imediatamente vários seguidores perguntam o que aconteceu, não é verdade?


A Interatividade proporcionada pelas novas mídias faz com que o público internauta participe, colabore, crie e divirta-se. Agora não é mais possível separarmos produtores e consumidores de informação, uma vez que, todos eles estão mesclados na rede. A Cultura Participativa transforma produtores de conteúdo em consumidores, e os consumidores de informação em produtores de conteúdo, ou seja, na rede "tá todo mundo junto e misturado".

Além disso, a estrutura não linear do meio permite com que o internauta trace seu próprio caminho na rede, o que é um grande diferencial, né? Diferentemente dos jornais impressos onde só encontramos o texto com a imagem e, às vezes, dependendo da importância da matéria, temos um blog complementar. Na rede encontramos o texto jornalístico, as fotos, vídeos, hipertextos, hiperlinks, comentários... Acredito que seja por isso que a Internet é tão queridinha pelos jovens! Por de ter nascido juntos com os adolescente e quase adultos de hoje, esses mesmo jovens desenvolveram um enorme grau de envolvimento com os meios tecnológicos digitais. E o resultado disso nada mais é do que esses adolescentes tendo hábitos e costumes diferentes de nossos pais e avôs.

As redes socias como Twitter, Orkut, Facebook e Messenger são os principais atrativos da Internet para o público jovem. Isso sem mencionar as particularidades que cada um desenvolveu com a rede. Visitar blogs, criar o seu próprio site, divertir-se, apreender, realizar tarefas da escola, entre tantas outras possibilidades que encanta os adolescentes, que se envolvem por completo com o meio, sem resistência, entregam-se de verdade!

Bom gente, o negócio é o seguinte! A Convergência Tecnológica Digital é um processo real, que estando prontos ou não, já vivemos essa ordem! Hoje em dia ter acesso à Internet não significa mais luxo, ou status... É necessidade mesmo. Informar-se, globalizar-se, estar conectado ao mundo... É muito importante. E a Convergência das Mídias nos permite isso! Teremos cada vez mais e mais aparelhos tecnológicos novos, e estes meios têm o objetivo de nos facilitar, trazer o máximo possível de conteúdo, e nos oferecer o máximo de ferramentas possíveis! Teremos então uma CONVIVÊNCIA DAS MÍDIAS! Pois uma nova tecnologia existente não anula outra que já esteja consolidada. O que ocorre é o acúmulo de funções em uma única plataforma!

Esse assunto é tão legal, não é mesmo? É inesgotável! Parece que quanto mais se estuda, sempre tem algo novo surgindo...

Espero comentários de vocês! Vamos discutir essa realidade!?

Beijossss =)


Thaynan Mendes – Tecnologia
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Nenhum comentário: