health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Notas do Automobilismo: polêmicas do GP de Mônaco e exibição de Tony Kanaan na Indy


Por Leandrus

Decisão equivocada – Ao contrário da opinião de muitos, não acredito que o GP de Mônaco disputado nesse ano tenha sido de longe o melhor dos últimos anos. O de 2008, ocorrido em pista molhada, teve tantas ações que fez com que muita gente gabaritada como Alonso e Raikkonen cometesse erros de principiante. Porém, não há como negar que o espetáculo que vimos em Monte Carlo ontem foi muito bom, felizmente fugindo do monótono padrão.

Porém, tudo poderia ter sido melhor se não fosse pela decisão extremamente equivocada da direção de prova, que permitiu que as equipes mexessem nos seus carros enquanto a corrida estave interrompida sob bandeira vermelha. Com isso, a briga pela primeira posição entre Vettel, Alonso e Button, que ocorria na parte final da prova justamente porque o alemão sofria para manter seu bólido na pista com pneus extremamente desgastados, foi anulada quando este pode calçar novos pneus e partir tranquilamente para a vitória quando o GP foi reiniciado. Um duro golpe naquela que poderia ter sido uma épica disputa.

Ora, dizer que essa foi uma decisão equivocada, na verdade, é querer ser educado demais. Se a prova foi interrompida e os pilotos não possuem o direito de continuar andando na pista, eles também não possuem o direito de mexer em seus carros. Ou seja: não há lógica no que a direção de prova permitiu, e também não há lógica no regulamento se isso é validado entre as regras. Infelizmente, acabamos privados de uma excelente briga por causa de uma atitude nada correta. Pena.


Piada de mal gosto - Lewis Hamilton deu uma das desculpas mais esfarrapadas da história da Fórmula 1 ao dizer que talvez esteja sendo “perseguido” somente por ser negro, depois de ter sido punido por causar batidas com Felipe Massa e Pastor Maldonado. Uma crítica totalmente infundada. Ok, até acredito que possa mesmo ter sido uma piada, como o inglês disse ao tentar se desculpar mais tarde, mas certamente no fundo tinha um tom de verdade e indignação do piloto da McLaren – e é por isso que sua declaração deve ser condenada.

Ora, há muito tempo está muito claro que qualquer piloto que cause um acidente é punido pela direção de prova. É uma atitude dura demais e muitas vezes desnecessária, até porque e algumas ocasiões pilotos são punidos naqueles acidentes que são considerados acidentes de corrida – ou seja, algo que faz parte do show e que, por azar, prejudica alguém. Logo, se Hamilton está sempre envolvido nesses acidentes – e ele muitas vezes está devido ao seu estilo agressivo e arrojado -, ele volta e meia será punido ou terá sua atenção chamada pelos comissários. Simples assim.

No final das contas, ao dizer que está sendo perseguido e ainda insultar Massa e Maldonado por incidentes em que os latinos nem tiveram culpa (Massa, no máximo, pode ter forçado muito a barra no choque com o inglês, mas isso é passível de interpretação), Hamilton só prejudica a si mesmo. Sua imagem nunca foi tão bem vista entre todos por sempre passar a impressão de que precisa de mais maturidade para ser um verdadeiro campeão na F1. Pelo jeito, a falta de maturidade não se resume apenas a suas atitudes dentro das pistas.

Excelente, Tony Kanaan!Naquele GP de Indianápolis que teve um dos finais mais bizarros da história, o destaque brasileiro foi Tony Kanaan. Após largar na 22ª colocação, o baiano fez foi um dos destaques da corrida ao fazer uma grande prova de recuperação e terminar na 4ª posição. Porém, talvez este não tenha sido o resultado mais satisfatório para ele.

Melhor do que chegar neste excelente posto foi ver Kanaan a frente de todos os pilotos da Andretti Autosport, equipe da qual estranhamente foi demitido no final do ano passado. Sua demissão foi bem injusta, já que era o que trazia os melhores resultados da equipe e ainda acertava o carro de todos os outros da escuderia, incluindo Marco Andretti e Danica Patrick, que possuem mais nome do talento. Tony deu um show de pilotagem em Indianápolis e ainda deixou um gostinho amargo na boca de Michael Andretti, seu antigo chefe de equipe, mostrando que ainda pode fazer muita coisa com um bom carro em mãos. Outra prova disso? Ele é o 4º na classificação geral, com 135 pontos; já o melhor da Andretti é Mike Conway, apenas em 10º, com 102 pontos.

Leandrus - Automobilismo

Um comentário:

Rafaela Andrade disse...

Olá!
É festa no Apenas um ponto Esportivo - O blog se uniu ao Apenas um Ponto e está comemorando aniversário, participe das promoções!

Estamos pedindo como presente que nos ajude a divulgar, postando em seu twitter a frase abaixo e peça pros seus amigos retwitarem:

Quer ganhar um audiolivro especial Danilo Gentili – no aniversário do @apenasumponto dia 20/06? Dá RT: http://kingo.to/Dxq+

E tem mais:
Sorteio pelo blog do livro Jogando Para Vencer - Col. Na Vida Como No Esporte
Basta comentar o post especial de aniversário!!!

Um grande abraço
Rafaela
http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
Post de hoje no blog: Toda Trilha andada com fé
Primeiro post no estilo do Apenas um Ponto.