health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Europeu - Tudo sobre a final da UCL e muito mais

Por Jorge Nunes Chagas

Divulgação NET Esportes

Uma baixa na seleção - O jogador Alexandre Pato do Milan, sofreu um deslocamento no ombro na última rodada do Campeonato Italiano e o técnico Mano Menezes irá esperar até o último minuto para contar com o jogador para servir a seleção brasileira. Mas segundo os médicos, é precipitado afirmar se poderá ou não contar com o atacante na Copa América.

********

Dia do Fico - As esperanças de Corinthians e Botafogo junto ao jogador Clarence Seedorf, agora foram pelos ares. O holandês renovou seu contrato por mais um ano com o Milan e diz que "seu amor pelo Milan falou mais alto"- se justificando.

********


O Jogo mais esperado do ano - O jogo entre Barcelona e Manchester United dispensa apresentações, pois quem conhece minimamente a história recente dos dois clubes, e por se tratar de uma final de Champions League, é certeza de um jogo de muitas emoções. Vou posicionar a vocês algumas análises, dados e informações que obtive para esta partida que será histórica.

O Barcelona, em sua campanha teve 4 vitórias e 2 empates. Passou por times como Copenhagem, Panathinaikos, Shakhtar Donetsk, Real Madrid, e teve sua única derrota justamente para um time inglês, a equipe do Arsenal, que superou o Barça no jogo de ida, mas venceu por 4 a 3 no placar agregado, o que mostra que o time não é imbatível.


Todos se lembrarão da expulsão do jogador Van persie, que caso não tivesse ocorrido, a história poderia ser diferente para o time de Londres. Outro ponto negativo que chamo a atenção foi a insistência do técnico Guardiola em querer adaptar Sérgio Busquets na zaga, que claramente não deu certo e trouxe muitos problemas para a equipe catalã.

Já o Manchester teve campanha parecida, com 4 vitórias e 2 empates, mas em compensação teve adversários mais fáceis como Olympique de Marselha, Chelsea, Schalke 04, que venceu no jogo de ida por 2 a 0 em Gelsenkirchen permitindo para o jogo de volta a escalação de um time reserva e com goleada. Um dos gols, inclusive, foi do meio-campista brasileiro Anderson.

Na campanha da Champions, o Barça fez, até o momento, 27 gols contra 18 gols do Manchester United.

Em comparação a última decisão, na temporada 2008/2009, 9 jogadores do Barça foram mantidos, que contava com Samuel Eto'o em seu elenco, contra 12 mantidos no elenco do Manchester
com a diferença de não ter Tévez e Cristiano Ronaldo. Porém, os catalães continuam com Lionel Messi que está cada vez melhor, ele que tem 20 assistências na temporada inteira e sempre fazendo a diferença.

O zagueiro Vidic, do Manchester, quiz botar lenha na fogueira do time espanhol dizendo que tem muita gente "cai cai" na equipe. Sinceramente, não acho isso. O único jogador que extrapola no elenco é Busquets. Na Inglaterra, mais do que qualquer outro lugar do planeta, este tipo de prática é repudiada duramente.


Formada por Carles Puyol e Pique, os titulares da zaga do Barça e da seleção espanhola, quando não jogavam juntos devido a contusões, o time chegou a acumular 6 derrotas na temporada. Com a presença dos dois em campo, o time não tomou gols, mostra que ambos fazem toda a diferença.


Vidic e Ferdinand, para o time inglês, também formam uma zaga de respeito, que jogando fora de casa tem se mostrado imbatível por não tomar gols. O sérvio Vidic talvez seja o melhor zagueiro do mundo na atualidade. Devo aqui enaltecer também as atuações do arqueiro Edwin Van der sar (na foto abaixo), que se comparado a Victor Valdez, do Barça, tem um desempenho e um peso muito maior.
O goleiro dos Reds Devils terminará a temporada 2010/2011 no ápice de sua forma, temporada essa na qual o arqueiro não errou praticamente nada, mesmo com a aparição de Neuer como destaque (e futuro sucessor dele). O goleiro de 40 anos estará assim encerrando a sua carreira. Uma despedida a altura para o holandês, por tudo o que fez e por ser o goleiro menos vazado da competição.

Lionel Messi é o artilheiro do Barça e da UEFA Champions League com 11 gols. "Chicarito" Hernandes, desde que entrou na equipe do Manchester, tem se mostrado um jogador decisivo, ele que marcou 4 gols importantes possibilitando o avanço do time inglês na competição. Fiquei impressionado com sua rápida adaptação.

Wayne Rooney costuma ser o protagonista do time inglês, o cara da decisão, "da sexta de 3 pontos" como dizem os amantes de NBA. Seus gols fizeram com que seu time chegasse aonde chegou e é possível que ele decida mais uma vez para a conquista deste título.



Ryan Giggs e Andres Iniesta são os melhores garçons. Estão empatados com 4 assistencias e são jogadores que podem decidir a qualquer instante. Em cifras, os 11 titulares do Manchester custam para os cofres 135 milhões enquanto o elenco do Barcelona 35 milhões. A diferença aqui está no investimento certeiro em jovens ou em jogadores da base.


Apesar do lateral francês Eric Abidal ter voltado a campo nas últimas partidas superando um tumor, o técnico Guardiola preferiu não contar com o jogador para esta partida final, pois ele não se encontra em condições de jogar os 90 minutos. Mascherano será seu substituto e eu, particularmente, acho que pela sua estatura não sei se ele seria capaz de segurar o ataque do Manchester, mas o argentino, bem ou mal, se adaptou ao time e não tem errado mais passes curtos.

Uma atração à parte é a presença dos laterais brasileiros Daniel Alves, pelo Barcelona e Fábio, pelo Manchester, que recentemente tomou o lugar de titular de seu próprio irmão, o gêmeo Rafael, que chegou a ter mais projeção no meio da temporada e surtiu na sua convocação para a seleção brasileira.

O jogo entre FC Barcelona x Manchester United FC será neste sábado (28/05) às 15h30 da tarde contando com transmissão em TV aberta. Será certamente um jogaço!


Por Jorge Nunes Chagas - Assuntos Gerais
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Um comentário:

Jorge Nunes disse...

Notícia de última hora! o francês Eric Abidal estará em campo nesta partida. Boa sorte a ele!!