health

[cinema][bleft]

Technology

business posts

Resenhas do Fut. Europeu – Título do Porto, Raio X do "novo Mourinho"; e muito mais

Por Jorge Nunes Chagas

Foto: Globoesporte.com

Porto e sua temporada sensacional – De imediato, peço desculpas à todos, pois este que vos fala (lá vou eu imitar o Wilson, dono do Blog) não fez nenhum comentário sobre a Europa League neste semestre. Pois bem, tentarei me remediar neste Post.

A final da Europa League foi protagonizada pelos compatriotas, Porto e Sporting Braga na última quarta-feira (18/05) em Dublin. O jogo terminou em 1 a 0, gol de cabeça do colombiano Falcão García - artilheiro da competição com 17 gols - garantindo o sétimo título internacional da equipe e o bicampeonato da Europa League. O Porto está muito próximo de conquistar sua Tríplice Coroa, se vencer o Vitória de Guimarães pela Copa de Portugal no próximo domingo, dia 22, em Lisboa.

O título teve um gosto mais do que especial para um brasileiro. Me refiro ao goleiro Hélton (Ex-Vasco na foto acima com a taça), capitão do time e aniversariante do dia, que completou 33 anos e foi um dos principais responsáveis pelo resultado na partida. O arqueiro ajudou a assegurar o título para a sua equipe, principalmente por conta do chute perigoso do também brasileiro Márcio Mossoró, do Braga, em que o arqueiro fez uma defesa milagrosa com os pés.

O jogo praticado pelas duas equipes foi sofrível. Uma atitude que achei admirável ocorreu no fim da partida, quando o goleiro Hélton se dirigiu ao jogador Mossoró para consolá-lo por ter perdido o gol e a oportunidade de consagração mundial para o time do Braga na decisão. Hélton dedicou o título a sua mãe Márcia, que fez cirurgia há pouco tempo.


Acompanhe os melhores momentos da Final da Europa League entre Porto x Braga:



********

O "novo Mourinho" – O grande responsável pela campanha espetacular do Porto nesta temporada, vencendo a Europa League e o Campeonato Português com 5 rodadas de antecedência, é o promissor e brilhante técnico, André Villas Boas (carregado na foto abaixo). Pra começar, Villas Boas, português de 33 anos, de fato foi discípulo de José Mourinho (Técnico do Real Madrid), fazendo parte de sua comissão técnica por muito tempo. Acompanhou Mourinho nas equipes que trabalhou como Chelsea e Inter de Milão, atuando como assistente por 6 anos. A partir daí, começou sua carreira solo trabalhando no Acadêmica de Portugal, para mais tarde assumir a equipe do Porto em 2010.


Suas marcas são impressionantes. Foi campeão de maneira invicta, tornando-se o terceiro mais jovem técnico a conquistar o campeonato português, garantindo uma vaga na próxima Champions League para, possivelmente repetir o feito de Mourinho entre 2003 e 2004, onde foi campeão. Nesta última quarta, tornou-se campeão da Europa League e não pára por ai. Em seu comando, o jogador colombiano Falcão Garcia, artilheiro da competição, ao fazer o gol do título nesta final contra o Braga, superou uma marca história de Jurgen Klinsmann como maior goleador de uma só edição de torneios europeus.

Além disso, foram marcados 37 gols a partir da fase de grupos nesta atual campanha, o que credencia o Porto a ir para o topo da lista dos melhores ataques campeões europeus, incluindo também toda a história da Champions League. Para um técnico novo, tanto na idade como na experiência, sua posição se torna relevante para o futebol mundial.

Apesar de Villas Boas não gostar de ser chamado de “o novo José Mourinho” suas atitudes não são muito diferentes das deles, tanto no modo de falar, como no seu visual, deixando a barba por fazer. O maior mérito dele foi remontar este time, dando uma personalidade a ele e creio que se este trabalho for mantido, não há dúvida que fará uma excelente Champions League 2011/2012.

********


Um holandês assediado – Corintianos e Botafoguenses estão tentando acertar a contratação do jogador Clarence Seedorf, que em entrevista a uma TV local da Itália, deu a entender que não está suscetível a renovação de seu contrato com o Milan. Não sei qual será seu destino, mas eu como fã do bom futebol, não poderia deixar de mostrar minha satisfação sobre sua possível vinda ao Brasil para jogar. Se acontecer, certamente o holandês será A grande atração do campeonato brasileiro que está para começar.

********


Quebrando recordes – O jogador Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, está atualmente com 38 gols e igualou a marca de Telmo Zarra no Athletic Club (1950/51) e Hugo Sánchez do próprio Real Madrid (1989/90). Se continuar assim, fazendo gols sem parar, certamente será contemplado com a Chuteira de Ouro, prêmio dado pelo jornal Marca, para o artilheiro dos gramados europeus.

Na pontuação, Ronaldo é líder, pois conta com 76 pontos, a frente de Messi com 62, em segundo. Apesar das marcas impressionantes na temporada, infelizmente o português continua muito longe de Messi, que é o melhor jogador do mundo de forma incontestável. Para mim, se o Messi é o número 1 do mundo, Cristiano Ronaldo é o número 2 com certeza.

********


Ascensão tardia - O time inglês do Liverpool, que começou mal a temporada, passando pelas últimas posições do campeonato, hoje conseguiu se recuperar, mas, talvez, não sendo suficiente para disputar competições européias. Desde que o técnico Kenny Dalglish foi contratado, agradou a direção do clube de tal forma, que renovaram seu contrato por mais 3 temporadas.

Kenny está fazendo um bom trabalho e foi muito bem sucedido nas recentes contratações, pois TODOS que vieram tiveram rápida adaptação e deram certo, como o jogador Luis Suarez por exemplo. Os Reds não vencem a Premier League desde 1990, e só isto já é motivo suficiente para se haver uma pressão para com a próxima temporada, que deverá ser muito melhor, mais efetiva e brigando pelo título. O campeonato inglês está em aberto, mas creio que o time de Alex Feguson, o Manchester United, garanta mais um título inglês para a sua coleção.


Por Jorge Nunes Chagas - Assuntos Gerais
Sigam o FV no twitter: @fut_variedades

Nenhum comentário: